Visita técnica e cultural à cidade de Petrópolis
No último dia 26 de novembro, o PET.EAA realizou uma visita técnica e cultural à cidade de Petrópolis localizada no estado de Rio de Janeiro. A partir disso, os petianos e alguns alunos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental puderam conhecer mais sobre a história do Brasil no período imperial através do Museu imperial, Palácio de Cristal, Catedral de São Pedro de Alcântara e a Casa da Princesa Isabel. Além disso, os alunos realizaram uma visita técnica a cervejaria Bohemia para conhecer o processo de produção da cerveja e a trajetória histórica da fábrica e, para finalizar o tour, os integrantes visitaram a Casa de Santos Dumont para conhecer as suas invenções e o local no qual residia. Confira abaixo um pouco mais sobre os locais visitados.
1 - Museu Imperial:
O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos. Dessa maneira, o museu contempla vários quadros dos costumes e tradições que a sociedade tinha naquela época, como vestes de escravos e da família real, a representação da cena do grito da independência do Brasil as margens do rio Ipiranga, pinturas de cenas de eventos e reuniões que ocorriam na casa de Dom Pedro II, pinturas de membros da família e dentre outros.
O museu imperial era uma fazenda do Córrego Seco deixada por Dom Pedro I ao seu filho D. Pedro II na qual foi construída uma residência finalizada no ano de 1862 em que a família real passava o verão, visto que o Rio de Janeiro era uma cidade muito quente e a região de Petrópolis apresentava um clima mais ameno, o que era ideal para contornar-se do calor.
Além do museu imperial, os membros do PET realizaram uma visita a Casa da Princesa Isabel, sendo o local em que ocorreu a última fotografia da família imperial em solo brasileiro por volta de 1888. A fotografia foi tirada em frente a varanda da porta de entrada na qual estavam presentes o imperador D. Pedro II, em companhia da imperatriz Dona Teresa Cristina e do casal de príncipes, Gastão e Isabel, com seus filhos, os príncipes Pedro, Luís e Antônio, além do príncipe Pedro Augusto de Saxe-Coburgo e Bragança, filho da princesa Leopoldina com o duque de Saxe.
2 - Palácio de Cristal
Foi inaugurado em 1884 para abrigar exposições de flores, pássaros e produtos agrícolas. Sua estrutura pré-moldada, em ferro fundido, foi encomendada a uma fundição na França pelo Conde D`Eu, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean.
3 - Catedral de São Pedro de Alcântara
A Catedral de São Pedro de Alcântara localiza-se em Petrópolis, cidade serrana no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. É dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade, do Brasil, e da Monarquia Brasileira.
Mausoléu Imperial:
O Mausoléu Imperial, uma capela localizada à direita da entrada, é um dos grandes atrativos históricos da catedral. No centro há um sarcófago duplo com os restos do imperador D. Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina. O túmulo foi esculpido em mármore de Carrara cerca de 1925 pelo francês Jean Magrou, autor dos jacentes, e pelo brasileiro Hildegardo Leão Veloso, autor dos relevos das laterais. Os túmulos da princesa Isabel e seu marido, o príncipe Gastão, Conde d'Eu, foram esculpidos pelo brasileiro Humberto Cozzo.
4 - Cervejaria Bohemia
Além de muita história, Petrópolis também é conhecida por ser a cidade onde está localizada a primeira fábrica de cerveja do Brasil, a Cervejaria Bohemia. Fundada pelo alemão Henrique Kremer em 1853, a Cervejaria Bohemia teve a primeira cerveja pilsen a ser produzida no Brasil. Dessa maneira, os petianos realizaram um tour na fábrica para conhecer toda a história do processo de produção da cerveja, os ingredientes utilizados até os níveis atuais de produção.
5 - Casa Santos Dumont
A última residência em que o pai da aviação morou é localizada na histórica cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Batizada de "A Encantada", a casa, que fica na chamada "Rua do Encanto", foi desenhada pelo próprio Dumont e construída em 1918 pelo engenheiro Eduardo Pederneiras, segundo informações repercutidas pelo portal Museus do Rio. A residência contempla em seu interior vários livros, cartas, fotografias, mobílias pertencentes a Santos Dumont, assim como o primeiro chuveiro de água quente, sendo aquecido a álcool, composto por um balde furado dividido ao meio possuindo entradas para água quente e fria com duas correntes de temperatura.
Sua invenção mais famosa, o 14-Bis, quebrou recordes de distância e velocidade em 1906. A máquina, que surpreendia por ser mais pesada que o ar, venceu o Prêmio Archdeacon, concedido pela primeira competição de aviação do mundo, ocorrida na França, segundo registrado pelos arquivos da Folha de São Paulo.
Comentários