Uso do ozônio para controle de insetos e fungos em grãos armazenados
Por Felipe Lima
O uso do gás ozônio para controle de insetos em grãos armazenados tem se mostrado uma alternativa ao uso do gás fosfina por ser um forte oxidante. Estudos científicos demonstraram que o gás ozônio é uma alternativa sustentável e mais segura para o controle de pragas em grãos armazenados, já que dosagens mais altas com fosfina e outros produtos tradicionais estão sendo são cada vez mais necessárias para o controle eficaz, devido ao desenvolvimento de resistência por insetos e fungos. O uso excessivo de pesticidas pode trazer sérios riscos aos seres humanos, uma vez que resíduos destes podem permanecer nos grãos armazenados em níveis capazes de prejudicar à saúde.
Além do controle de insetos, o gás ozônio (O3). tem sido efetivamente usado para controlar o crescimento de fungos, reduzir a contaminação de micotoxinas em grãos e cereais, conferindo vantagens sobre outros métodos como não deixar resíduos tóxicos nos produtos e possuir um tempo de ação rápido.
Grande parte das pesquisas científicas publicadas relacionadas às aplicações deste gás na área de armazenamento e processamento de grãos está ainda no nível de simulação computacional e de laboratório. Isso se deve principalmente ao tamanho das instalações comerciais de armazenamento de grãos, o que encarece os experimentos.
Silva (2022) em sua pesquisa com aplicação do ozônio em grãos de milho de pipoca obteve uma taxa de mortalidade de 95% do inseto Sitophilus zeamais. Já McDonough et al. (2011) testando trigo obteve 100% de mortalidade no controle dos insetos S. zeamais-adulto e S. oryzae-adulto. Com relação ao controle de fungos, Júnior et al. (2018) obteve redução de 78,5% do índice de ocorrência de Aspergillus spp. e 98,0% de Penicillium spp. ao ozonizar grãos de milho.
O estudo envolvendo o controle da qualidade de grãos armazenados por meio da utilização de ozônio ainda se torna pertinente, de tal forma que se faz necessário a ampliação de pesquisas com variedades de grãos.
REFERÊNCIAS
JÚNIOR, J. G. B. et al. Eficácia do ozônio para a desinfecção microbiológica de grãos de milho. Brazilian Jounral of Food Technology, v. 21, 2018.
MCDONOUGH, M. X.; MASON, L. J.; WOLOSHUK, C. P.; Susceptibility of stored product insects to high concentrations of ozone at different exposure intervals. Journal of Stored Products Research, v. 47, p. 306-310, 2011.
SILVA, M. V. A. Ozonização de grãos de milho de pipoca: cinética de reação, controle de insetos, desinfecção fúngica e características de qualidade. Tese (Doutorado) – Engenharia Agrícola e Ambiental, Universidade Federal de Viçosa, 2022.
Comments