top of page

Suinocultura no Brasil e a Instrução Normativa 113/2020

Jocássia Reis Silva


A suinocultura é uma atividade que está em constante crescimento, sendo o Brasil o quarto maior exportador de carne suína do mundo (ABPA, 2022). Além disso, é um sistema de produção que contempla os diversos ciclos de vida do animal e as instalações são divididas de acordo com cada fase, sendo elas: reprodução, maternidade, creche, crescimento e terminação. Em cada uma dessas fases, é necessário algum cuidado especial, seja quanto à estrutura, ao ambiente, ao manejo, às necessidades dos animais e a biosseguridade.


Fonte: O Presente Rural


Os suínos são animais homeotérmicos, porém, possuem baixa troca de calor com o ambiente. Assim, as instalações devem apresentar características que auxiliem a manutenção da temperatura na faixa mais próxima do conforto térmico animal.

Para que as instalações, em cada fase de produção, possam proporcionar conforto aos animais, aspectos construtivos, como o dimensionamento correto, estudo do clima, localização, orientação, cobertura e sombreamento, devem receber atenção especial. O projeto adequado das instalações pode proporcionar condições climáticas favoráveis e com o aproveitamento das condições naturais do local.


Em se tratando da maternidade, é uma instalação no qual é utilizada para os períodos do parto e da amamentação dos leitões. Essa fase compreende um período delicado no qual deve-se atentar tanto ao bem estar da matriz quanto da leitegada, uma vez que ambos compreendem fases de vida diferentes e apresentam necessidades completamente distintas. Por isso, as instalações devem ser dimensionadas corretamente, além de prever dois ambientes, conforme as necessidades da matriz e leitegada.


Fonte: MAPA, 2018


Um marco pro país é a instrução normativa nº113 de 2020 do Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA, que aborda sobre os principais aspetos para a suinocultura no Brasil. Essa estabelece padrões sobre os procedimentos a serem adotados nas instalações da maternidade na suinocultura, sobre manejos e sobre a adequação do bem-estar dos animais aliado a uma boa produção.


Tradicionalmente, a matriz e sua leitegada são alojadas em uma gaiola com dimensões reduzidas. Já com a nova instrução normativa, é permitido o uso de gaiolas desde que atendam alguns requisitos, tais como, proporcionar espaço suficiente para que as porcas consigam levantar sem tocar nas laterais da gaiola simultaneamente e não toquem as barras superiores. A instrução normativa reforça a necessidade da adoção de sistemas de fornecimento de calor para os neonatos, leitões e animais fisicamente comprometidos com, por exemplo, o uso de piso aquecido, lâmpadas e/ou abrigos.


É comum observar também a presença de escamoteador, exclusivo para os leitões. Nessa instrução normativa, também foi estabelecida a necessidade de transferência das matrizes para a maternidade no mínimo dois dias antes do parto. Essa ação permite que a porca se adapte ao local e, além disso, deve ser fornecido enriquecimento ambiental para promover a sua nidificação. Vale ressaltar que se deve, em conjunto as medidas adotadas conforme a instrução normativa, adotar a supervisão da mãe e dos leitões para que seja possível agir de forma rápida em caso de alguma intercorrência.


Percebe-se que a fase da maternidade possui muitos desafios a respeito do seu manejo e adequação, uma vez que compreende animais em diferentes estágios de vida e com necessidades diferentes. No entanto, espera-se que com a chegada dessa normativa, os produtores consigam adequar seu sistema para dar mais conforto e atender à necessidade desses animais.



Referências


https://dmv.ufla.br/pet/informativos/68-fases-na-criacao-de-suinos


https://granter.com.br/as-fases-da-criacao-de-suinos/


http://www.cnpsa.embrapa.br/SP/suinos/construcao.html


https://accounts.galoa.com.br/br/realm/iimostracientificaufsc-2022/login?destination=oauth2/authorize


https://nutrinews.com/pt-br/instalacoes-para-suinos-entenda-a-importancia-e-a-influencia-para-a-nutricao/


https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/producao-animal/arquivos/cartilhamaternidadesuinav2.pdf


https://abcs.org.br/wp-content/uploads/2021/02/MANUAL-BRASILEIRO-DE-BOAS-PR%C3%81TICAS-AGROPECU%C3%81RIAS-NA-PRODU%C3%87%C3%83O-DE-SU%C3%8DNOS.pdf


file:///C:/Users/Jocassia/Downloads/2020IN113de16dedezembroBPMeBEAgranjasdesunoscomerciais%20(1).pdf


https://certifiedhumanebrasil.org/conheca-as-cinco-liberdades-dos-animais/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=cinco-liberdades-dos-animais&gclid=EAIaIQobChMIvPrG4tyB_gIVdUBIAB22FAr-EAAYASAAEgJN8vD_BwE


https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/producao-animal/arquivos/cartilhamaternidadesuinav2.pdf

Comments


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page