PET Saber: Determinador de Umidade
No encontro de hoje do PET Saber, tivemos a oportunidade de conhecer uma pesquisa realizada pela nossa petiana Bruna. Ela está desenvolvendo um projeto de Determinador de Umidade, que abrange conceitos desde a pós-colheita até a automação de sistemas. Durante sua apresentação, Bruna nos explicou aspectos como o equilíbrio higroscópico dos grãos e destacou como sua pesquisa pode facilitar tomadas de decisão em etapas cruciais, desde a negociação até o armazenamento.
O que diferencia a Engenharia Agrícola e Ambiental é esse pensamento crítico voltado para a resolução de problemas no setor agrário. Trabalhar com grãos significa lidar com um produto vivo, que constantemente busca equilíbrio com o ambiente ao seu redor, seja cedendo ou absorvendo água no meio presente. Daí a importância de automatizar processos, garantindo qualidade e praticidade no manejo. No projeto de Bruna, por exemplo, são utilizados diversos recursos como Arduino, displays, sensores, resistores, botões, LEDs e buzzers, fornecidos pelo Departamento para fins acadêmicos.
No curso, há diversas áreas de atuação, mas também existe um entrelaçamento entre elas. O projeto de Bruna, iniciado em uma disciplina, evoluiu e hoje, a pesquisa é direcionada a seu Trabalho de Conclusão de Curso. Esse estudo requer o uso de conhecimentos que vão além da automação, integrando conceitos de diversas disciplinas, evidenciando a interdisciplinaridade da nossa formação.
Comments