O USO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS NO MEIO RURAL
Por: Emerson Carlos de Freitas
Nos últimos anos, o uso de energias alternativas no campo vem se destacando como uma solução economicamente viável e sustentável para as atividades rurais. A fontes de energia tradicionais, como os combustíveis fósseis, além de serem prejudiciais ao meio ambiente, também apresentam uma crescente instabilidade de fornecimento e custos mais elevados com o passar do tempo. Diante disso, fontes de energias renováveis, como a energia solar, eólica e de biomassa, surgem como alternativas relevantes para garantir a economia energética, promovendo a sustentabilidade no meio rural.
A energia solar fotovoltaica é uma das tecnologias mais utilizadas no campo devido à sua versatilidade, além disso, vem apresentando redução dos preços dos equipamentos. Os painéis solares utilizados em propriedades rurais podem fornecer energia suficiente para as atividades agrícolas, como bombear água, iluminar instalações e alimentar equipamentos agrícolas. Isso diminui a dependência de eletricidade da rede pública, gerando uma economia a longo prazo. Por outro lado, a energia eólica traz grandes expectativas em regiões com alto potencial de ventos. Em regiões de zona rural são instalados pequenos aerogeradores que suprem necessidades energéticas das propriedades. A combinação de ambas as fontes garante um fornecimento contínuo e confiável de energia ao longo do ano.
Outra forma de obter energia é por meio de biomassa, sendo uma alternativa interessante, especialmente para propriedades agrícolas que produzem resíduos orgânicos. A utilização de restos alimentares, esterco e outros resíduos orgânicos fornece uma fonte de energia limpa e também favorece a gestão sustentável dos resíduos. O biogás gerado pode ser utilizado para aquecimento, produção de eletricidade e como combustível para equipamentos agrícolas. Isso promove a economia circular e a redução da pegada de carbono da atividade rural, que é algo amplamente comentado mundialmente.
A partir do exposto, podemos concluir que a adoção de energias alternativas no campo apresenta uma estratégia eficiente para promover práticas sustentáveis que favoreçam a redução de custos e o aumento da autonomia nas propriedades rurais. A combinação das diferentes fontes de energia renovável pode atender, de forma eficiente, às diversas necessidades energéticas do campo, auxiliando em um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KALTSCHMITT, Martin; STREICHER, Wolfgang; WIESE, Andreas. Renewable Energy: Technology, Economics and Environment. Berlin: Springer, 2007.
BETANCUR, León Darío Fernández. Energías alternativas. TecnoLógicas,2005.
UCZAI, Pedro Relator; TAVARES, Wagner Marques; FILHO, Alberto Pinheiro de Queiroz. Energias renováveis: riqueza sustentável ao alcance da sociedade. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, 2012.
Comments