top of page

Histórico de Evolução da Tecnologia na Agricultura

Acredita-se que, por volta de 10.000 anos atrás, a humanidade começou a praticar a atividade agrícola, embora haja indícios de que ela tenha se iniciado muito antes, por volta de 19.000 atrás. Desde então, o homem passou a produzir os alimentos que melhor lhe servissem permitindo que as pessoas se estabelecessem em locais fixos, já que a comida necessária para a sobrevivência podia ser cultivada em um só local, permitindo o surgimento das cidades.

Até o início do século XX, o modelo de produção agrícola era basicamente de subsistência, caracterizado pela baixa produtividade e pelo uso reduzido da tecnologia. Esta fase foi conhecida como Agricultura 1.0, na qual foi marcada pelo uso de equipamentos rudimentares. Na figura 1 é mostrado uma representação de como eram as atividades.


Figura 1 – Representação da Agricultura 1.0



Em seguida, ainda no século XX, a mecanização e o conhecimento científico começaram a mudar o cenário no meio rural. Os animais que puxavam o arado e as carroças deram lugar às máquinas movidas a motores à combustão. O surgimento dos tratores e de outros equipamentos agrícolas são símbolos da Agricultura 2.0 conforme mostra a figura 3.


Figura 2 – Representação da Agricultura 2.0




Posteriormente, de 1990 a 2010, as produções começaram a se preocupar com a sustentabilidade e a investir em automação digital, com coletas de dados em lavouras que auxiliam a tomada de decisões pelos agricultores. Variações nos ambientes produtivos, capazes de alterar a produção, começaram a ser avaliadas de tal forma a aplicar uma melhor gestão dos insumos aplicados na lavoura. Esta fase é conhecida como Agricultura 3.0 e é possível observar uma representação na figura 3.


Figura 3 – Representação da Agricultura 3.0




De 2010 até os dias de hoje, a digitalização atingiu um grau ainda mais elevado, com tecnologias e sistemas integrados que otimizam toda a produção, desde o gerenciamento de processos até o monitoramento no campo. As informações são coletadas e encaminhadas de forma digital para a nuvem onde são analisadas permitindo que as decisões sejam tomadas com maior precisão. Esta fase é conhecida como a Agricultura 4.0 ou Agricultura de Precisão.

É previsto que a partir do ano de 2022 é chegada a era da Agricultura 5.0, na qual a automação e as tecnologias digitais sejam integradas a inovações ainda mais avançadas, com máquinas autônomas que realizam tarefas sozinhas de forma inteligente, como drones, robôs e que operam sozinhos. Uma figura representativa pode ser visualizada na figura 4.



Figura 4 – Representação da Agricultura 5.0



Por: Felipe Lima



Referências:


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page