top of page

Free stal versus Compost Barn

Por: Túlio Mariano


Os sistemas para instalação de gado leiteiro são comumente alvo de diversas pesquisas em ambiência. O free stall é caracterizado por possuir uma preocupação com o bem estar animal, mas devido a fatores físicos não apresentam as condições ideais para uma produção máxima de leite. As vacas são alojadas em áreas menores, que apesar de possuírem bons índices de limpeza animal, não são semelhantes ao habitat natural de bovinos. Além disso, o contato do animal com o chão de concreto é um dos principais responsáveis por ocasionar mastites. Uma possível solução seria o revestimento da superfície com placas de borracha, entretanto esse método não é tão utilizado por seu alto custo e solucionar de forma parcial a problemática citada anteriormente.

Já as instalações do tipo Compost Barn já possuem algumas características que a tornam uma alternativa melhor para o bem estar animal e para uma maior produção de leite. Tais sistemas são caracterizados por uma vasta área conhecida como área de cama, local em que os bovinos se localizam a maior parte do tempo. Tal área é calculada com base no número de animais por instalação. Esta possui uma pequena parede que separa parcialmente a área de camas e o corredor de alimentação, sendo que este apresenta uma aclividade em relação às camas.

A higienização do animal é considerada menor que em sistemas free stal porque os animais realizam suas escretas na região da cama, mas isto não oferece graves consequências já que a limpeza animal pode variar de acordo com a região em que se localiza a instalação e a estação do ano. Outro ponto de suma importância que deve ser mencionado é o processo de compostagem nas camas, que para ocorrer de forma correta necessitam de movimentação diária do composto e condições ideais de temperatura e umidade do mesmo. Normalmente a casca de soja e a serragem são materiais muito utilizados para composição da cama, mas segundo estudos a adaptabilidade desses animais a diversos tipos de material na cama e bem grande, fazendo com que qualquer material orgânico, com dimensões ideais, possam ser utilizado na composição. Depois de um tempo de uso o material deve ser trocado e substituído por outro novo, esta troca pode ser bastante benéfica para o produtor rural, porque o produto da compostagem é considerado um ótimo adubo para agricultura por possuir altos índices de NPK e Carbono Orgânico.

Com relação a produção de leite propriamente dita os sistemas Compost Barn são responsáveis por aumentar em níveis considerais a quantidade de leite produzido por vaca. Além disso, os níveis de gordura, proteínas e outros indicadores de qualidade também sofrem grande ascensão quando se avalia dados da produção leiteira de vacas alojadas em outros sistemas e do Compost Barn. Tais resultados benéficos são derivados justamente das melhores condições da instalação que se localizam os animais, por exemplo a presença de bactérias do tipo XTAS ETAX, agentes responsáveis por contaminar o leite, pode ser evitada utilizando materiais de cama de origem vegetal e de fácil degradação. Inclusive a utilização de lixo doméstico, como material de cama, não é permitida por lei devido a proliferação das bactérias mencionadas, reafirmando a importância das boas condições da cama.

Por fim, um aspecto que devem ser mencionados e o preço para a utilização desse sistema, segundos o pesquisador Silva et al. (2019) o custo de produção por cabeça de gado no Brasil está entre R$ 3.501,10 e R$3.763,11, valores tais que variam com os países.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page