top of page

Falta de tratores e máquinas agrícolas no mercado preocupam produtores


Fonte: Auto Industria


A expectativa total da safra de grãos para o ano de 2021 é alta. Segundo o IBGE, o Brasil deve registrar, em 2021, safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas. De acordo com a previsão, o país deve produzir 262,2 milhões de toneladas, resultado 3,2% superior ao registrado no ano passado.


Porém, apesar do cenário positivo relacionado a produção, uma questão tem preocupado muito os produtores: a falta de tratores e máquinas agrícolas no mercado. O motivo está associado as vendas desse mercado estarem tão aquecidas este ano. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores (Fenabrave), nos 7 primeiros meses de 2021, foram comercializados quase 31 mil tratores e caminhões no Brasil, com um aumento de mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.


Esses resultados mostram que a pandemia agitou o setor de máquinas agrícolas, porém, com uma procura acima da oferta, muitas revendedoras agora não estão conseguindo atender a essa demanda tão alta. O motivo desse problema está diretamente relacionado a instabilidade do mercado global que causou a escassez de matéria-prima e aumento excessivo dos preços de insumos como: aço, alumínio, plástico, pneus e chips, elementos essenciais para a construção das máquinas e funcionamento da tecnologia nos equipamentos.


Apesar do mercado de máquinas agrícolas estar aquecido como poucas vezes na história, a situação atual das revendedoras é a falta de maquinário para venda de pronta entrega e atrasos nas que já foram compradas, cenário diferente de alguns anos atrás quando grande parte da frota ficava por longos períodos nos estoques das empresas. Por pior que pareça estar o cenário atual, a previsão, segundo pesquisadores, é de que ainda permaneça assim até o ano que vêm.


No campo, o prejuízo da falta de tratores e maquinários agrícolas é relacionado com o fato de que, cada vez mais, está sendo necessário ao produtor a realização desse tipo de investimento. Com o clima se tornando mais severo ao passar dos anos, as janelas de plantio e de colheita estão se tornando mais curtas, necessitando maior agilidade nas operações agrícolas. No caso do produtor não contar com o auxilio do maquinário agrícola, torna-se difícil a realização dessas operações em tempo hábil, consequentemente se têm queda das produções.


A esperança é que, ainda em 2021, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Implementos (Abimaq) prevê uma movimentação de 33 bilhões de reais em negócios na área. Valor esse que pode ajudar a restabelecer o mercado de insumos e matéria-prima e reanimar as revendedoras. Essa movimentação tem gerado, também, uma expectativa boa para os produtores, que até o momento vem se sentido desamparados nesse mercado.


Referências:






Posts Recentes

Arquivo

bottom of page