top of page

Energia Renovável e Agricultura

Publicado por: Erika Alves Chile de Souza


É notório que nos últimos tempos os grandes países buscam por uma alternativa limpa para a geração de energia visto que a demanda está crescendo a cada dia e a oferta está se tornando escassa. A energia renovável vem para mudar a perspectiva de que o produto só é eficiente se for a base de petróleo ou de fonte não renovável, usar energia renovável na agricultura é atuar desde o sistema de plantio até o produto final que chega nas prateleiras do mercado para ser consumido.

No século XV, grande parte das atividades agrícolas eram realizadas por meio do esforço físico ou com o auxílio de força animal, enquanto a biomassa fornecia energia para o aquecimento nos dias frios e para o preparo de alimentos. Com efeitos da globalização começou a ser introduzido a tecnologia no campo, pelos motores a vapor que começaram a ser amplamente utilizados, vindo em seguida técnicas mais avançadas, hoje a inovação tecnológica proporcionou um trabalho menos árduo no campo, com tratores mecanizados que servem para múltiplas funções.


O agronegócio é um dos setores da economia que conseguiram crescer de maneira consistente. Para se ter uma demanda de produtos o campo precisava produzir em larga escala e a mecanização e a robotização vieram para auxiliar nesse processo. Para se produzir em grande escala precisamos de tecnologias que favoreçam esse processo, mas, também precisamos pensar por um lado ambiental de que esse avanços tecnológicos podem estar em igualdade com os meios de recursos naturais que utilizamos.


Nas indústrias onde acontece o processamento dos produtos agrícolas é onde se tem o maior gasto de energia, o sistema de geração de energia sustentável gera, a longo prazo, uma boa economia mensal, o que atrai diversos setores do mercado pela redução de custos, principalmente na conta de luz, e, claro, pelos menores impactos ambientais. Outro motivo pelo qual as empresas passaram a investir na energia limpa e renovável é a posição competitiva que podem alcançar no mercado, afinal, os aspectos ambientais dentro do conceito ESG (Environmental social and Governance) são muito valorizados hoje em dia e geram vantagens frente aos concorrentes.


A energia solar na agricultura é uma alternativa, não só para a redução de custos operacionais do setor, que podem ser altos, mas também para a eficiência dos processos realizados por agricultores. O funcionamento da agricultura solar envolve a atuação de painéis fotovoltaicos, responsáveis por captar a energia solar, que pode ser utilizada para abastecer equipamentos agrícolas e máquinas, além de bombear água para irrigar plantações. Os sistemas fotovoltaicos também podem ser usados para fornecer ventilação, energia elétrica e calor aos edifícios dos rebanhos e da fazenda.


Preservar o meio ambiente nunca foi tão discutido como atualmente em todas as pautas de avanços no mundo, a relação entre energia renovável e agricultura está a cada dia sobre novos implementos já que temos uma realidade cada vez mais sustentável. Torna-se necessário que o ser humano busque novas fontes de energias, que sejam renováveis e não poluentes, para que haja combinação entre proteção do meio ambiente e crescimento econômico.



Referencias:





Posts Recentes

Arquivo

bottom of page