top of page

Bate Papo Com Profissional - Profª. Hewlley Imbuzeiro



 

Bate papo com profissional - Profª. Hewlley Imbuzeiro


Já pensou em ouvir aquele bate-papo com um profissional renomado da sua área a qualquer hora e momento do dia? Ou imaginou um dia seguir carreira acadêmica e não sabe os desafios que o espera? Já conheceu a professora Hewlley Maria Acioli Imbuzeiro do Departamento de Engenharia Agrícola e gostaria de saber um pouco dessa história que a levou a ser reconhecida na área de Meteorologia Agrícola de uma forma descontraída? Se sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, aperta o play e se liga nessa entrevista! E claro, não deixem de compartilhar com aquele amigo que adora ouvir um bom Bate-Papo com Profissional no estilo podcast.

Tempo no áudio: 00:15

Gustavo: A gente gostaria que você se apresentasse e contasse um pouco da sua trajetória.


Hewlley: Claro. Eu me chamo hewlley Maria Acioli Imbuzeiro. Eu sou nascida em Maceió, Alagoas, no ano de 1980, no dia 23 de setembro. Sou filha de José Nilton Imbuzeiro e Helley, foi daí que veio a origem do meu nome difícil, Acioli Imbuzeiro. Meu pai professor universitário, matemático e minha mãe dona de casa e foi estudante de bacharel em geografia e foi estudante de direito...


Tempo no áudio: 12:00

Gustavo: Quais são as saudades que você tem mais daquela época e se houvesse um conselho que pudesse se dar naquela época, qual seria?


Hewlley: Olha, a graduação, eu vou confessar a vocês e talvez aos estudantes que já me escutaram na aula de ENG100, introdução a engenharia agrícola, pode ser meio repetitivo. Mas acho que a minha melhor história de vida que eu posso deixar de exemplo, é que eu nunca fui na minha vida, na época do colégio, uma aluna excelente, eu nunca fui... tá gente?! Eu nunca fui CDF, nem tenho um QI elevado, nada disso, hoje em dia, eu...


Tempo no áudio: 23:50

Gabriel: ... Como e em que momento da sua vida você decidiu seguir carreira acadêmica e quais as maiores dificuldades que você enfrentou para se tornar professora?


Hewlley: então, essa é uma boa pergunta tá. É, até pela origem do meu curso de graduação, que meteorologia e ciências atmosféricas, já é algo bem... Quando eu fiz a graduação, muito mais abstrato do que hoje porque quando eu entrei na pós ele ficou mais aplicado para mim, a parte agrícola também me fez escolher essa vertente porque ela é mais aplicada, então o que que acontece, quando eu já estava fazendo a minha graduação, através da iniciação científica, já despertou em mim um interesse em ser pesquisadora e ao longo do meu mestrado, que para mim que graduou em meteorologia como se fosse quase obrigatório, que não é o caso de vocês, eu...


Tempo no áudio: 31:45

Gustavo: ... Se você fosse pontuar algumas coisas que você consideraria como essenciais para ter a característica de um bom professor. Quais pontos você falaria para a gente?


Hewlley: Então, você está fazendo uma pergunta que eu vou dizer a você, eu tento responder isso para mim mesmo porque como você viu, eu sou bastante dedicada, eu tento fazer o meu melhor em tudo que eu faço, o meu melhor. E eu sempre fico me perguntando como é o perfil ou a característica de um professor ideal e eu chego a conclusão que...


Tempo no áudio: 40:00

Gabriel: ... Eu gostaria que falássemos um pouco sobre meteorologia agrícola. Eu queria saber, na sua opinião, quais os principais desafios que essa área encontra mesmo com os grandes meios tecnológicos hoje em dia, eu acredito que a tecnologia resolveu muitos problemas dessa área e quais os novos horizontes você acredita que essa área pode alcançar.


Hewlley: Então, a meteorologia agrícola, ela hoje assim, o desafio da meteorologia agrícola, interessante que agora ele virou meio que um desafio de todos, na verdade, quando eu falo assim não é muito da climatologia porque antes eu lembro que na época que entrei na graduação... Sei la, 1999 para 2000, falar de mudança climática era algo extremamente restrito aos cientistas climáticos. Ninguém jamais, você ia andar na rua e escutar o que...


Tempo no áudio: 47:50

Gustavo: ... E para aquele aluno que se interessa muito por essa área, professora, qual conselho você gostaria de dar para ele e o perfil desse estudante que você busca por exemplo para iniciar uma fase de pesquisa com você e tal...


Hewlley: Isso é bem interessante porque atualmente, tem dois meses que eu agreguei o meu grupo com uma estudante de doutorado que ela é Engenheira Agrícola e Ambiental, aqui da UFV. Ela veio na verdade fazer o doutorado, ela fez o mestrado na ESALQ e tava fazendo o doutorado na ESALQ e agora ela seguiu aqui para o nosso grupo de pesquisa e de pronto, quando ela entrou em contato comigo, olha professora, eu queria fazer pesquisa com você e aí eu peguei o currículo dela e já vi, nossa, eu quero demais. Por que? Isso que ela ta na pós, depois vou falar do pessoal da graduação...


Tempo no áudio: 54:40

Gabriel: ... O que você costuma fazer nas horas livres, se você tem algum hobbie, você comentou que faz vários esportes, você poderia falar um pouco mais para gente?


Hewlley: Ai gente, eu adoro tá. Eu gosto muito de esporte, assim, eu não sou uma corredora nata, se vocês me verem na reta correndo, podem olhar para minha cara, eu não tô correndo com muita satisfação não, tá?! Eu não sou aquele tipo de pessoa assim que olha eu vou correr 10 km, vou... Super feliz, não. Geralmente eu corro para....


Tempo no áudio: 58:30

Gustavo: ... A primeira delas, foi feita pelo João Victor Nogueira. Ele pede para você falar um pouco da história do seu nome na rádio de quando você foi aprovada no vestibular.


Hewlley: Gente, isso aí é mesmo tá. Meu nome é muito difícil né, gente Hewlley, a escrita é pior ainda, é H E W L L E Y, eu fico imaginando o quanto eu sofri quando eu era criança para aprender a alfabetizar essa escrita. Aprende o nome primeiro, imagina eu...


Tempo no áudio: 1:02:05

Gabriel: ... Que é do Vinicius Rodrigues. Ele te pergunta assim, o que não te contaram quando você estava no doutorado e que o gostaria que tivesse dito?


Hewlley: Gente, no meu doutorado, o meu doutorado foi tão corrido, porque assim quando eu tava no doutorado, eu tava fazendo a minha tese e ao mesmo tempo tava trabalhando em dois projetos de pesquisa internacional que não tinham nada a ver com a minha tese. Então, assim, era muito corrido, é uma coisa que não me falaram no doutorado que eu gostaria que falasse são...


Tempo no áudio: 1:05:15

Gustavo: ... para finalizar aqui, a gente gostaria que, se você desejar, claro, de fazer as suas considerações finais.


Hewlley: Ok, gente. Quero sim, quero agradecer a vocês do PET por tudo que vocês representam a UFV, ao Departamento de Engenharia Agrícola e ao apoio que é ter um canal desse, queria eu ter sido aluna de graduação e poder ter essa oportunidade de ter tanta informação como vocês oferecem a todos, gratuitamente...


Gostou do entrevistado e quer sugerir uma pergunta?


Mande um e-mail para pet.eaa@ufv.br

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page