top of page

Bate Papo Com Profissional - Prof. Haroldo Fernandes





 

Bate papo com profissional - Prof. Haroldo Fernandes


Já pensou em ouvir aquele bate-papo com um profissional renomado da sua área a qualquer hora e momento do dia? Ou imaginou um dia seguir carreira acadêmica e não sabe os desafios que o espera? Já conheceu o professor Haroldo Carlos Fernandes do Departamento de Engenharia Agrícola e gostaria de saber um pouco dessa história que o levou a ser reconhecido na área de Mecanização Agrícola de uma forma descontraída? Se sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, aperta o play e se liga nessa entrevista! E claro, não deixem de compartilhar com aquele amigo que adora ouvir um bom Bate-Papo com Profissional no estilo podcast.


Tempo no áudio: 00:15

Gabriel: “... Vou pedir pra o senhor se apresentar e contar um pouco da sua trajetória...”


Tempo no áudio: 00:27

Haroldo: “... Sou professor titular do Departamento Engenharia Agrícola, atuo na área de Mecanização Agrícola e é realmente com muito prazer que eu estou aqui hoje para bater esse papo com vocês sobre todas as minhas experiências ao longo desses anos, com relação a minha trajetória, eu comecei na graduação e entrei no curso de Engenharia Agrícola em 1978, fiz o COLUNI de 1977 e me formei em dezembro de 1982, eu fui, até gosto de falar isso quando converso com os estudantes, um aluno normal, completamente normal, sempre fui daquela turma mais do fundo um pouco, confesso pra vocês que achei o curso muito difícil, eu lembro na época “passava mal” com isso, sabe? Dificílimo, como é até hoje né!? Mas no final deu tudo certo e consegui me formar com cinco anos de curso juntamente com mais, acho que mais doze, gostaria de fazer aqui uma lembrança, um desses formandos, colegas que formaram comigo, é o nosso saudoso professor Antônio Marcos, meu amigo desde aquela época e que faleceu a pouco tempo...”


Tempo no áudio: 02:55

Gustavo: “... Como o senhor enxerga a evolução do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental dentro da UFV? Você acredita que o Engenheiro Agrícola que sai hoje é muito diferente daquele que se formou há muito tempo?”


Tempo no áudio: 03:12

Haroldo: “... A coisa evoluiu muito né, agora vocês tem quase que uma dupla habilitação, o Engenheiro Agrícola e Ambiental, dobrou as possibilidades e abriu muito o leque, não se falava na área ambiental naquela época, o engenheiro sai muito bem formado hoje, com certeza vocês estão tendo uma gama de informações muito grande mas as dificuldades são as mesmas, eu não vejo se for comparar com a minha época, uma facilidade muito grande de se colocar no mercado, continua as mesmas dificuldades, é logico que hoje todos esses processos de preleção, todas essas empresas que estão aparecendo no Brasil com áreas e subáreas mais alternativas da Engenharia Agrícola, isso abre bem o leque, mas eu acho que o nosso curso tanto dentro da UFV quanto fora, está cada vez com melhores condições de colocar um bom profissional no mercado...”


Tempo no áudio: 05:13

Gabriel: “... Quais são os grandes desafios dessa área (Mecanização Agrícola)? E quais são as oportunidades que você enxerga de atuação do Engenheiro Agrícola e Ambiental na superação desses desafios...”


Tempo no áudio: 05:28

Haroldo: “... Eu sempre atuei desde meu primeiro dia de trabalho até hoje com Mecanização Agrícola, a universidade foi o meu terceiro emprego, em todos eles eu trabalhei com um tipo de área ou subárea da mecanização agrícola, então eu acho que a mecanização é a base de tudo, em qualquer processo produtivo você não faz nada sem máquina, a nossa luta é tentar dar uma atuação mais racional possível, fazer uma mecanização mais sustentável e com maior eficiência, isto é a tentativa de fazer hoje, é logico que existe uma modernização muito grande em todas as etapas do trabalho, uma modernização muito grande nas maquinas, mas o Engenheiro Agrícola é imprescindível, conjunta todas essas etapas na condução da cultura já que em todas essas etapas o uso de maquinas são obrigatórios, é extremamente importante que se saia com um nível de eficiência, um nível de informação muito grande sobre isso, e eu acredito que nossa grade curricular contempla bem isso...”


Tempo no áudio: 07:40

Gabriel: “Você acredita, Haroldo, que o Engenheiro Agrícola é o mais bem preparado comparado com outras engenharias, na atuação dessa área de maquinas e mecanização agrícola?”


Tempo no áudio: 07:56

Haroldo: “... Não tenha dúvida, tanto pelo número de disciplinas que vocês fazem, no enfoque que as disciplinas dão, o Engenheiro Agrícola é o profissional indicado para isso, existe uma concorrência muito grande com o Engenheiro Agrônomo que também faz mecanização, mas nessa área especificamente tenho plena certeza e convicção que o Engenheiro Agrícola é o indicado para isso, cada vez mais a gente tem mais pessoas querendo trabalhar com a gente por conta disso...”


Tempo no áudio: 09:31

Gustavo: “... Voltando um pouco naquele assunto de modernização na parte de maquinas, como você enxerga o Brasil nesta área, comparado com outros países?”


Tempo no áudio: 11:54

Gabriel: “... Gostaria de saber sobre sua trajetória profissional, além do mestrado e doutorado...”


Tempo no áudio: 12:39

Haroldo: “... Assim que eu me formei, pensei comigo, vou fazer o que agora? Vou deixar meu currículo na secretaria do departamento, meu currículo era uma página, nome, endereço, telefone, identidade e CPF e um estágio que eu tinha feito na EMATER, bem fraquinho, deu uns vinte dias e meu telefone tocou, eu estava em casa e me disseram assim: Haroldo, o professor Piter falou que estão precisando de um professor na Universidade de Alfenas. Eu falei...”


Tempo no áudio: 21:32

Gabriel: “... Eu queria só linkar essa resposta toda que você deu sobre uma pergunta. Qual conselho que você daria para um estudante que pretende seguir carreira acadêmica?”


Tempo no áudio: 22:16

Haroldo: “... De um modo geral, dar conselho é uma coisa muito difícil, sabe!? Porque não existem uma receita de sucesso, é logico que seria muito legal chegar aqui e falar que você precisa estudar bastante, isso é logico, mas isso não te garante, não garante que você será contratado, não garante que você será aprovado em um concurso, eu tenho uma opinião formada, eu diria é que você tem que aproveitar as oportunidades, eu sou a favor do que aparecer você pega, enquanto está ali e não está bom você vai tentando melhorar, e por isso que contei minha trajetória, me alonguei, mas se aparecer a oportunidade a agarre-a e vai crescendo e vai buscando sem medo oportunidades melhores, nunca estaremos cem por cento satisfeito, você vai se especializando, vai tentando melhorar, e é por isso que volto a repetir, procure a primeira oportunidade e dedique a ela, vai sempre melhorando e sem medo de mudar, sem medo de procurar coisas melhores...”


Tempo no áudio: 27:22

Gustavo: “... Entrando um pouco naquela parte que o senhor falou da sua graduação, do que tem mais saudade daquela época? Teve alguma disciplina que te deu mais trabalho?”


Tempo no áudio: 28:04

Haroldo: “... Como eu achei, acredito que vocês e os outros acham o curso de engenharia muito difícil, mas é engenharia, não adianta a gente reclamar, quando eu entrei na agrícola comecei a reparar, na época a gente fazia quatro cálculos, mais o cálculo numérico, não sei quantas físicas, é difícil, mas é enfrentar um desafio de cada vez, eu fazia isso, é logico, eu tinha colegas com muito mais base do que eu. Eu me lembro na época mesmo fazendo com toda dificuldade, passando uma física de cada vez, quando eu via, quem é mais ou menos da minha época vai lembrar disso, o professor vinha com a folhinha e pregava lá no PVA, notas de CIV 150 resistência de materiais, quando eu olhava eu pensava assim, gente eu vou ter que fazer essa meteria? Algumas matérias ficaram marcadas no curso de Engenharia Agrícola, não sei como está hoje, se vocês estão tendo mais facilidade ou as dificuldades continuam as mesmas...”


Tempo no áudio: 33:37

Gabriel: “... A gente gostaria de saber quais foram as maiores dificuldades ou conflitos que você passou nessa carreira de professor?”


Tempo no áudio: 33:57

Haroldo: “... Igual eu falei, as dificuldades a gente vai se adaptando, a gente vai aprendendo, eu não escolhi a área de Mecanização Agrícola foi ela que me escolheu, foi o que apareceu, aí fui me dedicando. A chave é você está em constante evolução, sempre estudando, normalmente é difícil você chegar numa turma no início, preparar aquelas aulas, criar disciplinas, no mais dar aula é uma atividade muito boa, estar na sala de aula é uma atividade muito gratificante...”


Tempo no áudio: 37:15

Gustavo: “... A gente queria saber se você gostaria de fazer alguma consideração final...”


Tempo no áudio: 37:39

Haroldo: “... Eu vejo e converso muito com meus orientados de graduação, a maioria vem desesperado... Uma primeira coisa, se você quer trabalhar com alguém, você tem que ir atrás...”


Gostou do entrevistado e quer sugerir uma pergunta?

Mande um e-mail para pet.eaa@ufv.br

Para ter acesso a mais entrevistas consulte: https://peteaa.wixsite.com/pet-eaa

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page