top of page

Bate Papo Com Profissional - Engenheiro Kaic Silva





 

Bate papo com profissional - Engenheiro Kaic Silva


Já pensou em ouvir aquele bate-papo com um profissional renomado da sua área a qualquer hora e momento do dia? Ou já teve aquela dúvida de como se encontra os nossos colegas Engenheiros Agrícolas e Ambientais após sua formação? Já ouviu falar do Engenheiro Agrícola e Ambiental, Kaic Silva, Graduado pela Universidade Federal de Viçosa e gostaria de saber um pouco sobre a sua trajetória e experiências? Se sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, aperta o play e se liga nessa entrevista! E claro, não deixem de compartilhar com aquele amigo que adora ouvir um bom Bate-Papo com Profissional no estilo podcast.


Tempo no áudio: 0:29

Gabriel: “...A gente quer primeiramente que você se apresente, e que você conte um pouquinho de sua trajetória, como você foi fazer a universidade? Como você escolheu o curso? ...”


Tempo no áudio: 0:40

Kaic: “...Meu nome é Kaic, tenho vinte e sete anos e sou de Rio Casca – MG, pertinho de Viçosa, cerca de 90 km. Na verdade, a história minha no curso de Engenharia Agrícola é até curiosa, porque antes de eu ir para a UFV, eu estudava em Ouro Preto, eu fazia...”


Tempo no áudio: 4:17

Emerson: “...Quais os principais desafios que você encontrou após sair da universidade com o diploma?”


Tempo no áudio: 4:40

Kaic:” ...Todo mundo que forma fica no, “será que eu vou saber fazer? Será que eu não vou saber fazer?” Eu mesmo quando comecei a trabalhar nessa empresa eu nem formado era, eu já fui contratado no início deste ano terminado o curso ainda, já fazia esse estágio no final do ano passado, mas o que mais assusta...”


Tempo no áudio: 6:57

Emerson: “...Você acredita que isso (ensino remoto) chegou a afetar de alguma forma você, nessas disciplinas práticas que você chegou a fazer?”


Tempo no áudio: 7:02

Kaic: “...Afetou muito, porque quando eu entrei pra trabalhar na empresa que eu estou hoje em irrigação, eu entrei como estagiário em setembro do ano passado e todas as disciplinas que eu fiz de irrigação foram a distância, tirando a hidráulica que eu fiz no presencial, irrigação eu fiz a distância, projetos de irrigação eu fiz a distância, manejo de irrigação eu fiz a distância, e isso acaba que atrapalhado o quando eu mais aprendi...”


Tempo no áudio: 11:18

Gabriel: “...Você acha que na graduação, falta ainda algum aprofundamento maior em uma área ou em algum tema em específico?"


Tempo no áudio: 11:40

Kaic: “O que eu penso é o seguinte, o nosso curso tem uma gama de possibilidades e a gente pode trabalhar em muitas áreas, a gente pode aprender muita coisa, então fica difícil colocar isso tudo dentro de um curso só, tanto é que a gente tem diversas disciplinas optativas. O que eu sinto falta...”


Tempo no áudio: 18:30

Emerson: “...Sobre os estágios que você já fez, você sente importância em relação a eles e qual você considera mais agregado na sua formação e por que?”


Tempo no áudio: 18:43

Kaic: “Com certeza, eu fiz estágio se eu não me engano foi um ano e meio no laboratório de mecanização, trabalhava com agricultura de precisão com o pessoal lá, fora da UFV eu fiz na Fazenda Ilha Funda, tem até uma página no Facebook um site deles bem bacana se o pessoal quiser dar uma olhada depois...”


Tempo no áudio: 21:10

Gabriel: “Você acha que aquele graduando que está sem saber qual área da agrícola ele quer seguir, ele tem que sair fazendo tudo ou ele espera para estar decidindo ao longo da graduação...”


Tempo no áudio: 21:29

Kaic: “Eu acho que vai depender de cada perfil, um rapaz muito indeciso, rapaz não, pessoa, tem muita mulher representando forte a nossa Engenharia Agrícola aí, uma pessoa muito indecisa eu acho que sugeriria um estágio em fazenda que trabalha com vários processos. Ela vendo todos os processos...”


Tempo no áudio: 24:22

Gabriel: “Relacionado aos estágios, foi difícil pra você conseguir? Qual o melhor caminho, conversar com os professores ou estar tentando o contato com as empresas?”


Tempo no áudio: 24:32

Kaic: “Pra falar a verdade, eu acho que falei de tudo, o mais importante é correr atrás. Eu mesmo comecei a ligar, comecei a mandar currículo pra todo lado, ia nos lugares procurando, fácil não é, mas se você não tentar é que você não vai conseguir mesmo...”


Tempo no áudio: 26:10

Gabriel: “Quais são os diferenciais que você acha que o engenheiro agrícola e ambiental possui para atuar nesse ramo?”


Tempo no áudio: 26:33

Kaic: “O nosso conhecimento técnico em cima da irrigação, o nosso conhecimento hidráulico, o nosso conhecimento de tudo, o tanto que a gente sabe mais do que, não denegrindo os outros cursos, mas o tanto que a gente é mais preparado, tem mais base para fazer os projetos que outros profissionais. A gente vê muita coisa sobre irrigação..."


Tempo no áudio: 28:20

Gabriel: “Você acha que o engenheiro agrícola é o profissional que domina esse ramo?”


Tempo no áudio: 28:30

Kaic: “Nas grandes empresas, as referências em irrigação no Brasil, a maioria são engenheiros agrícolas...”


Tempo no áudio: 30:16

Emerson: “Na sua opinião, qual a maior diferença entre trabalhar como estagiário e trabalhar como profissional efetivado em uma empresa?”


Tempo no áudio: 31:06

Kaic: “...Eu tive oportunidade de trabalhar nessa empresa aqui que me acolheu bastante, eu converso muito com os diretores da empresa, então a gente está aprendendo a trabalhar com irrigação juntos, o pessoal me deu essa liberdade, me deu essa confiança, mas a responsabilidade é minha. Você é um estagiário, você está lá como eu disse não tendo tantas responsabilidades...”


Tempo no áudio: 40:05

Gabriel: “Se você pudesse voltar atrás, teria algo que você faria diferente...”


Tempo no áudio: 40:16

Kaic: “Participado das atividades extracurriculares, todas as quais eu tive oportunidade, eu fui, PET, Agrijúnior, tudo, centro acadêmico, porque isso te traz muita experiência e muita convivência com gente diferente, você vê as coisas mais na prática...”


Tempo no áudio: 48:44

Emerson: “...Qual o principal conselho que você gostaria de deixar para os nossos ouvintes?”


Tempo no áudio: 48:53

Kaic: “...Enquanto universitários, se dediquem, estudem direitinho mesmo aquela matéria que você não gosta, porque na frente faz falta às vezes de você só ter um conhecimento formado de todas as oportunidades que a UFV te dá é muito importante, então se dediquem enquanto estão aí...”


Gostou do entrevistado e quer sugerir uma pergunta?


Mande um e-mail para pet.eaa@ufv.br

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page