top of page

Bate Papo Com Profissional - Eng. Érika Martins e Eng. Marcelo Dutra



 

Bate papo com profissional - Eng. Érika Martins e Eng. Marcelo Dutra


Já pensou em ouvir aquele bate-papo com um profissional renomado da sua área a qualquer hora e momento do dia? Ou já teve aquela dúvida de como se encontra os nossos colegas Engenheiros Agrícolas e Ambientais após sua formação? Já ouviu falar dos Engenheiros Agrícolas e Ambientais, Érika Caroline Martins e Marcelo Brandão Cabral Dutra, Graduado pela Universidade Federal de Viçosa e gostaria de saber um pouco sobre a história e experiências deles? Se sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, aperta o play e se liga nessa entrevista! E claro, não deixem de compartilhar com aquele amigo que adora ouvir um bom Bate-Papo com Profissional no estilo podcast.


Tempo no áudio: 00:18

Gustavo: “ Primeiramente gostaríamos que vocês se apresentassem e nos contassem um pouquinho de suas trajetórias desde a graduação até suas experiências profissionais. ”


Tempo no áudio: 00:50

Erika: “... sou da turma de 2011 do primeiro período da engenharia agrícola e ambiental, sou natural de Limeira, interior paulista e com 18 anos fui me aventurar lá em viçosa, caí de paraquedas, estava naquela fase dos 18 anos que a gente não sabe muito bem o que a gente quer ao certo, na minha época eu passei pelo vestibular, mas 50%, se eu não me engano, já entrava via ENEM, então meio que eu escolhi engenharia agrícola e ambiental mesmo não sabendo muito sobre o curso, cheguei lá fui morar em república... ”


Tempo no áudio: 07:40

Marcelo: “ Boa noite, me chamo Marcelo hoje estou com 29 anos, sou também da turma de 2011, entrei junto com a Erika no último vestibular de engenharia agrícola e ambiental da UFV, foi um divisor de águas também na minha vida entrar na engenharia agrícola, eu como muitas pessoas naquela época entrava na engenharia agrícola pelo ambiental, não pela engenharia agrícola em si, fui uma pessoa que no começo do curso não fui um exemplo de estudante, não busquei muitas coisas, fui aprendendo com as porradas da vida, digamos assim. Posso dizer que a partir de 2014 que minha vida começou a virar... ”


Tempo no áudio: 18:11

Marcelo: “Aqui começamos eu e a Erika os primeiros engenheiros agrícolas da COPASUL, para falar a verdade tinha o Cláudio né, nosso chefe, o Cláudio abriu essa porteira, mas ele não sabia que tinha aberto essa porteira, ele abriu sem saber, ele é o primeiro engenheiro agrícola nosso aqui formado em Viçosa, ele trouxe a Erika, agora estou aqui e a gente que começou a abrir porteiras para engenheiros agrícolas aqui dentro. Eu tenho até que contar, porque a gente sempre tem que contar...”


Tempo no áudio: 27:44

Gabriel: “... com base em suas experiências profissionais quais as características que vocês consideram primordiais para o engenheiro agrícola e ambiental? ”


Tempo no áudio: 28:05

Marcelo: “ A frase número um, ou melhor, característica número um que eu considero é: saia da sua zona de conforto, busque mais coisas, a faculdade te da estrutura, mas se você não buscar por fora, se você não buscar conhecimento, se você não buscar atividade extracurriculares, se você não buscar conhecimento que não está sendo ensinado dentro da sala de aula, vai fazer falta, muita falta! Então assim, aproveite tudo que a faculdade tem, não só o curso, a faculdade tem muita coisa boa, eu faço seleções hoje, todo semestre eu estou selecionando estagiários e para mim é primordial o estagiário que fez...”


Tempo no áudio: 29:12

Erika: “... concordo, eu também pensei na mesma coisa, aqui você tem que sair das quatro paredes da sala, é muito bom estar ali escutando um professor, um mestre, um doutor, você aprende muito com a experiência, eu pelo menos gosto de aprender e aprendo muito com outras pessoas falando, desde que eu me interesse pelo assunto, tem gente que gosta de lê, enfim, vocês têm que sair, porque se você pegar a minha grade e a do Marcelo são idênticas, eu não sei a de vocês hoje, pode ser um pouco diferente, mas não tem muita diferença, no fim a Erika é engenheira agrícola, o Gustavo e o Gabriel são futuros engenheiros agrícolas, mas e agora?...”


Tempo no áudio: 53:25

Gustavo: “... mudando um pouco de assunto, do que vocês têm mais saudades dos tempos de graduação? ”


Tempo no áudio: 53:50

Marcelo: “... de tudo eu sinto saudade, desde sentar naquela cadeira desconfortável do PVA, ou achar uma cadeira que não esteja quebrada, de sentir muito calor até comer o pão de queijo do supermercado escola... a gente chegou em viçosa em 2011 e a viçosa de 2011 era ainda uma cidade pequena, não tinha nada quase, a gente saiu de viçosa com o cinema que...”


Tempo no áudio: 57:43

Erika: “... tive um baque quando mudei para viçosa, não foi amor à primeira vista, mas hoje eu amo aquilo, aquela cidade, a UFV para mim é um dos lugares mais bonitos que eu conheci na vida, a UFV naquela iluminação de natal... e olha que eu não sou uma pessoa natalina, e sobre as pessoas também, na verdade quando a gente sente falta de um lugar a gente sente falta é das pessoas que constituem aquele lugar, e o mineiro para mim...”


Tempo no áudio: 1:03:35

Gabriel: “... quais os principais desafios que vocês encontraram durante o período da graduação... e quais foram as estratégias que vocês adotaram para lidar com elas?"


Tempo no áudio: 1:04:21

Marcelo: “... primeiro a imaturidade, eu saí de casa muito novo, a gente não tem noção do que é o mundo aqui fora, então a imaturidade foi um problema que eu enfrentei e que enfrento até hoje de certa forma porque a gente vai sempre aprendendo e amadurecendo né... outro desafio muito importante foi a base escolar, porque o ensino brasileiro ele não é nivelado, cada um entra com um nível, então essa base fez muita falta para mim, outra dificuldade também foi a questão de...”


Tempo no áudio: 1:07:21

Erika: “... concordo com o Marcelo em relação a imaturidade, com 18 anos em viçosa, é uma liberdade inexplicável, se sua mãe ligasse em um sexta-feira à noite perguntando onde você está e você fala que está indo para cama, pode ser uma mentira, você poderia estar indo para qualquer lugar, então você ganha uma liberdade e com essa liberdade você vai ter que amadurecer, você vai aprender a já gerenciar seu tempo, eu acho que é um desafio porque falando pessoalmente eu tinha que ir ao mercado comprar minhas coisas, tinha que lavar a minha roupa tinha que passar e...”


Tempo no áudio: 1:20:19

Gabriel: “... gostaríamos que vocês comentassem sobre uma dica para entrevistas em processos seletivos? ”


Tempo no áudio: 1:23:02

Erika: “... a minha dica é também igual à do Marcelo seja você, seja simples, seja claro e objetivo. Olhando quando eu vou contratar, o currículo impresso para mim eu vejo, eu olho e pergunto algumas coisas, mas para mim aquele momento da entrevista é talvez 80% da tomada de decisão de ‘sim’ ou ‘não’, então é isso, seja você, seja claro, para quem é tímido tente buscar alguma técnica de relaxamento, eu não sei ainda a fórmula mágica para tentar transparecer o menos possível, é obvio que isso também não vai te atrapalhar na vida toda, eu sou tímida eu falava gaguejando no começo da minha graduação quando tinha que apresentar alguma coisa, a minha mão fica fria até hoje e...”


Tempo no áudio: 1:27:49

Gustavo: “... antes da gente encerrar a gravação vocês desejam fazer alguma consideração final? ”


Tempo no áudio: 1:28:10

Marcelo: “... viva esse momento. A UFV me deu as coisas mais importantes na minha vida, me deu a minha noiva, me deu meu emprego, me deu amigos, me deu o que eu tenho hoje, lógico que tem toda uma construção, mas grande parte do que eu tenho é graças a UFV, graças a faculdade, aproveitem isso, não deixem isso passar em branco e tentem, não deixem de tentar, porque tentar vai te fazer lá na frente um profissional melhor, uma pessoa melhor. ”


Tempo no áudio: 1:28:54

Erika: “... eu gostaria de desejar uma boa sorte para aqueles que estão saindo, dando as caras ao mercado, a gente sabe que o momento não está fácil, uma boa jornada para essas pessoas que vão começar nessa parte profissional, mesmo um mestrado ou um doutorado e também um bom curso para quem está começando...”


Gostou dos entrevistados e quer sugerir uma pergunta?

Mande um e-mail para pet.eaa@ufv.br

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page