top of page

Bate-Papo Com Profissional - Eng. Odilon Neto




 

Bate-papo com profissional - Eng. Odilon Neto


Você já teve aquela dúvida de como se encontra os nossos colegas Engenheiros Agrícolas e Ambientais após sua formação? Já ouviu falar do Engenheiro Agrícola e Ambiental, Odilon Moreira Guedes neto, Graduado pela Universidade Federal de Viçosa e gostaria de saber um pouco sobre essa história que o levou a AMAGGI AGRO, uma das grande empresas de agronegócio do pais? Se sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, aperta o play e se liga nessa entrevista! E claro, não deixem de compartilhar com aquele amigo que adora ouvir um bom Bate-Papo com Profissional no estilo podcast.


Tempo no áudio: 00:27

João: “Odilon primeiramente gostaríamos que nos contasse sobre as experiências profissionais que você já teve até agora. ”


Tempo no áudio: 00:57

Odilon: “... a Agrijúnior foi minha primeira experiência dentro do curso né, eu particularmente conto como uma primeira experiência profissional, porque foi meu primeiro contato com engenharia agrícola em si, participei de alguns projetos na área de irrigação, de construções rurais e ambiência, logo no início do curso, eu entrei no primeiro ano, e isso já me despertou um interesse muito grande pelo curso...


Tempo no áudio: 01:30

“... depois eu tive oportunidade de participar do PET também onde eu pude ministrar alguns minicursos para outros cursos na área de algumas disciplinas que a a gente tem, voltadas pra área ambiental...


Tempo no áudio: 01:49

“... tive uma oportunidade rápida de um estágio no CENTREINAR na área de armazenamento de grãos, e logo depois, eu tive uma outra oportunidade também de realizar um estágio fora da UFV, essa foi uma outra oportunidade que me agregou bastante também, foi um estágio pela UFMT, Universidade Federal aqui do Mato Grosso, eu permaneci durante, uns 4 a 5 meses fazendo, eles têm uma parceria né, e eles, na época, estavam implantando a primeira vitrine tecnológica deles, era como se fosse um guia de campo, então assim eu pude...”


Tempo no áudio: 02:44

“... foi uma experiência que me agregou muito também, porque foi, eu digo assim, meu primeiro contato com a realidade de uma fazenda de grande porte, porque a fazenda lá era uma fazenda bem extensa, e também foi onde eu conseguir, de certo modo, agregar um pouquinho também até o conhecimento acadêmico né, porque como era uma parceria entre uma empresa privada e a universidade, querendo ou não você consegue é... agregar e até aplicar muitos conhecimentos técnicos dentro da área né, então, foi uma experiência muito boa que eu tive e até recomendo a todos aqueles que, enfim, assistirem e tiverem a oportunidade, se não me engano anualmente eles abrem essas oportunidades...”


Tempo no áudio: 07:32

“... eu fui com intuito de auxiliar um dos professores que atuava na área de armazenamento de produtos agrícolas só que não o armazenamento que a gente conhece aqui de grãos, lá eles têm, não é uma dificuldade, mas eles tentam sempre buscar uma eficiência maior na parte de armazenamento de biomassa vegetal, porque eles...”


Tempo no áudio: 10:42

“... pensando naquilo que mais me marcou nesse período, é... é claro que... eu acho, que sempre que quando a gente vai pra fora, a gente sempre vai com uma expectativa daquilo que a gente, basicamente conhece das pessoas de fora, e na Alemanha não foi diferente, a gente sempre, eu pelo menos, tinha uma ideia de que, é... era um povo muito rígido e muito fechado, no sentido de que eles eram muito pontuais, eram muitos corretos com as coisas, então a gente não podia fugir muito do combinado né, eu acho que o que mais me impactou foi...”


Tempo no áudio: 20:21

João: “... o perfil do engenheiro agrícola que a gente tem no Brasil que você vê, viu na pesquisa, esse que você viu no mercado e esse profissional ou equivalente no exterior, está alinhado, é da mesma forma, tem muita diferença? ”

Odilon: “...olhando no geral, assim, a nossa formação e até o profissional que eles buscam lá, eu diria que a gente está muito alinhado sim com essa necessidade até do Engenheiro Agrícola que, eu posso falar hoje basicamente pela experiência que eu tenho aqui dentro né, mas até por conhecer o pessoal que também foram para esse instituto né, na época em que eu fui tinha até o Daniel, que era um pós-graduando, ele fazia doutorado, chegou a fazer mestrado aí no CENTREINAR e conseguiu também...”


Tempo no áudio: 23:20

“... assim tem muitas oportunidades lá e eu cheguei a mandar o meu currículo e a conversar com outras duas ou três empresas que ficaram muito contentes, com a minha disponibilidade de, enfim, estar procurando outra vaga, uma delas era até uma empresa que mexia com a venda de equipamentos agrícolas, maquinários, tratores, enfim, todo tipo de maquinário agrícola, e eles tinham um site, que na Alemanha era bem forte né, e eles estavam até pensando em abrir uma, não sei, se seria uma filial, mas assim, um site voltado para a américa do sul né, que eles já tinham visto até na conversa que eu tive com eles, eles falaram...”


Tempo no áudio: 25:55

“... uma das coisas que a gente sempre ouve no curso, e que eu acho, eu não sei se é de tanto a gente ouvir que a gente não acredita, mas quando a gente sai pra fora que a gente percebe né, de como o profissional da engenharia agrícola é um profissional muito versátil hoje em dia, nosso curso é um curso muito completo e hoje quando eu estou aqui na empresa eu vejo como ele é completo né porque por mais que eu atue hoje aqui na área comercial, as vezes quando…”



Tempo no áudio: 26:44

“... hoje quando eu olho para o mercado brasileiro, eu vejo como que a nossa formação nos ajuda né, e nos ajuda pra que ela nos coloque em um patamar muito bom né diante das empresas e diante das oportunidades que surgem e acho que talvez algumas dificuldades...”


Tempo no áudio: 27:30

“ ... eu olho principalmente pra Amaggi, que foi a empresa que me deu essa oportunidade, onde eu estou hoje, ela tem os olhos muito bem voltados pra UFV principalmente, a gente até brincava quando eu estava em Campo Novo, que... “


Tempo no áudio: 33:14

Gabriel: “... qual característica que o engenheiro agrícola e ambiental deve desenvolver, aperfeiçoar, você que já está no mercado de trabalho que é considerada a mais importante? ”

Odilon: “Hoje com a experiência que eu tenho aqui, eu acho que um ponto que é muito importante você se desenvolver, e eu digo até pelo fato de que a Amaggi investe muito hoje nisso nos colaboradores, é um plano de desenvolvimento individual, a gente fala aqui o PDI, então eu acho que um ponto muito importante hoje é você saber identificar muito bem as suas qualidades, os pontos que você tem que melhorar, e porque eu digo isso, porque, assim, eu tive somente a oportunidade de...”


Tempo no áudio: 45:42

Gabriel: “Gostaríamos de saber o que você faz no seu tempo livre? Você tem algum hobbie? ”

Odilon: “... eu gosto muito de aprender outros idiomas também, esse eu acho que é um ponto fundamental também para as pessoas que buscam um crescimento né, hoje em dia os idiomas são fundamentais, só um exemplo básico para vocês terem ideia, a Amaggi...”


Tempo no áudio: 48:26

João: “Você tem alguma saudade especial da época de graduação, de alguma atividade que você realizava durante esse período? ”

Odilon: “A rapaz... eu acho que o que eu mais sinto saudades são as amizades realmente que eu fiz e as experiências, as pessoas do curso, eu acho que a gente olha pra trás e, enfim, eu acho que coisas simples mesmo como você almoçar com o colega ou as vezes você está num perrengue, uma prova e aí você está estudando e aquela correria de final de período, e muito trabalho e tudo e quando a gente ta no momento ali...”


Tempo no áudio: 51:20

Gabriel: “Qual o principal conselho que você daria para os alunos da engenharia agrícola e ambiental que ainda estão graduando na UFV? ”

Odilon: “... bom eu acho que um dos pontos que eu acho importante foi aquele que nós comentamos anteriormente, de você assim, estar aberto as experiências que o curso te proporciona nas diversas áreas, então, eu me lembro de quando eu entrei, eu gostava muito das áreas de...”


Tempo no áudio: 53:04

“... eu acho que talvez um segundo e último ponto que eu poderia pontuar é de não desistir também, eu acho que isso a gente sofre muito, principalmente o pessoal que está já pro o final do curso, as vezes procurando um estágio, ou mesmo um programa trainee, eu mesmo lembro que eu fiz...”


Tempo no áudio: 56:50

João: “A gente queria saber se durante a graduação teve alguma disciplina que você achou, das específicas do departamento, a mais difícil, que deu mais trabalho? ”

Odilon: “... das disciplinas específicas... meu caro, eu... deixa eu pensar se teve alguma mais pro final do curso... é a do...”


Tempo no áudio: 59:55

“... sobre as considerações finais, foi o que a gente conversou né, a gente está muito bem preparado pela UFV, e essas experiências que a gente tem do PET, Agrijúnior, o CA, iniciação científica, estágio, seja no CENTREINAR, na área de irrigação, construções rurais, isso ajuda muito a gente e..."


Gostou do entrevistado e quer sugerir uma pergunta?

Mande um e-mail para pet.eaa@ufv.br


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page