top of page

Arduino: Uma ferramenta para o produtor!?


Desde que foi criado em 2005 por 5 pesquisadores, sua principal característica e finalidade foi ser mais acessível para aqueles que desejavam ter uma placa simples com um microcontrolador de fácil manuseio. O Arduino tem esse papel e a cada dia se destaca por isso, por sua praticidade e seu código livre, permitindo ser explorado, modificado e melhorado com o intuito de ser popularizado para muitos fins diferentes.


Mas como podemos visualizar essa tecnologia atrelada ao campo?


Imagine um produtor de hortaliças que necessite de uma precisão no controle da humidade do solo para que suas plantas não sofram com nenhum estresse hídrico, visando ter plantas de bom porte que atinjam suas expectativas, ou então, um proprietário de uma fazenda ou granja que tenha sempre que garantir a seus animais um bem estar com uma temperatura ambiente perfeita dentro da área de confinamento, tais tarefas já podem e estão sendo realizadas com o Arduino de modo que a inserção de códigos em si através de seu software ira determinam seu modo de funcionamento e interação com outras ferramentas compatíveis.


Vejamos um breve esquema de funcionamento da ferramenta Arduino.


Atualmente, no mercado há diversos modelos de placa que se diversificam no tamanho e na quantidade de portas de entrada e saída de dados, também existem inúmeras variedades de complementos ao Arduino, como sensores, placas externas que dão acesso à rede, resistores, capacitores, leds e outros, por isso o Arduino se torna uma excelente opção para pessoas que precisam diversificar em seus projetos. Contudo, muitas pessoas podem pensar que a forma de manipular um equipamento dessa diversidade, com tantos implementos disponíveis, pode ser uma tarefa para quem já tem um laço envolvido com a programação ou assuntos de eletrônica, de fato sim, mas na verdade não é necessário ter muito conhecimento para poder interagir com o software e a placa. Como já falado anteriormente, o seu software é livre, isso significa que as informações de manuseio da ferramenta se tornam muito acessíveis a quem não entende muito do assunto. Por exemplo, na internet você encontra diversos cursos de preparação e projetos de irrigação, robôs, drones, sistema de sensores para “casas inteligentes”, tudo isso usando a ferramenta do Arduino.


Diante disso, vemos que a utilização dessa tecnologia é bastante atrativa principalmente onde se deseja desenvolver projetos de automação, seja de pequeno ou grande porte, dentro de propriedades rurais. E quanto ao questionarmos do uso ou não dessa ferramenta no campo, já podemos ter certeza que ela veio para ampliar o leque de opções do produtor.


Bibliografia:



Veja também:


Comentários


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page