top of page

Agricultura irrigada no Brasil


Fonte: Pixabay


A irrigação no mundo moderno assume grandes proporções tecnológicas e financeiras, sendo cada vez mais difundida nas áreas agricultáveis, uma vez que permite não somente uma maior produtividade, mas segurança e quebra de dependência da sazonalidade das chuvas, a depender da área em questão.


Por outro lado, em uma perspectiva histórica, também pode-se colocar a irrigação como uma prática indispensável para a sobrevivência e desenvolvimento de povos, visto que grandes civilizações para as respectivas épocas, com diferentes níveis tecnológicos, utilizavam a irrigação como ferramenta de se assegurar seus assentamentos, muitas vezes em regiões desafiadoras quanto a disponibilidade de água.


Direcionando essa perspectiva histórica ao Brasil, de acordo com ANA, 2017 temos que:

“a irrigação teve início na década de 1900 para a produção de arroz no Rio Grande do Sul. A expressiva intensificação da atividade em outras regiões do país ocorreu a partir das décadas de 1970 e 1980. Com crescimento forte e persistente, novos polos surgiram nas últimas décadas.”

Hoje, tanto no Brasil quanto para o mundo sua importância estratégica se repete, visto que em tempos modernos o desafio principal é produzir em quantidade e qualidade suficientes, de maneira a atender um aumento de aproximadamente 70% da demanda até 2050, de acordo com estimativas da FAO.


Dessa maneira, a fim de se obter maior produção sem necessariamente aumentar as áreas cultivadas, a irrigação tem tido importante papel e tem sido utilizada de maneira acelerada, representando hoje o setor que mais consome água no país, representando cerca de 70% de toda a água capitada, seguido pelo abastecimento urbano e a indústria.


Fonte: ANA, 2017


Quanto as áreas e regiões dedicadas a essa atividade, de acordo com informaões datadas de 2015 presentes no Atlas Irrigação (ANA, 2017), temos atualmente uma área irrigada total de aproximadamente 6,95 milhões de hectares. Sendo que tal valor é diluído para as regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste de maneira que temos os valores de 0.19, 1.17, 2.70, 1.69, 1.18 milhões de hectares respectivamente.


Cabe salientar regiões com alta concentração de áreas irrigadas, como por exemplo o estado do Rio Grande do Sul, com grandes áreas de arroz irrigado, Região Oeste da Bahia, com grande concentração de Pivôs centrais, assim como toda a porção de fronteira entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste , com grande presença em termos de área irrigada, havendo grande diversificação quanto ao tipo de sistema utilizado, podendo ser verificado na figura abaixo.


Fonte: ANA, 2017




Referências:

Atlas Irrigação: uso da água na agricultura irrigada. Brasília: ANA, 2017.


Manual de usos consuntivos da água no Brasil. Brasília: ANA, 2019.


RODRIGUES, Lineu Neiva; ZACCARIA, Daniele. AGRICULTURA IRRIGADA Um breve olhar. 1. ed. Fortaleza: Inovagri, 2020.


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page