Hábitos alimentares em período de quarentena
O isolamento social adotando pela maioria dos países, vem impactando a rotina de muitas pessoas devido ao enfrentamento do novo corona vírus. Em meio a esse cenário, se destaca as mudanças na alimentação das pessoas, visto que até antes da pandemia os brasileiros raramente cozinhavam em seus lares, e a rotina de fazer refeições fora de casa vinha crescendo a todo vapor, fato revelado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).
Com a realidade do isolamento social uma grande parcela da população que se alimentava regularmente fora de casa, seja no trabalho, em restaurantes ou universidades, se viu contra a parede, tendo que procurar alternativas para se adaptar à nova situação. Alguns optaram por cozinhar, outra parte da população se rendeu a praticidade dos deliverys. De acordo com repórter Henrique Medeiros do Mobile Time, as Instalações de aplicativos de delivery crescem 700% durante a pandemia na cidade de São Paulo.
Fonte: Fala Universidades
Mas será que os brasileiros estão se alimentando melhor durante a quarentena? Para muitos o termo “comida feita em casa” se remete a refeições de melhor qualidade, quem nunca viu a propaganda ‘Comida caseira’ em restaurantes? Porém, pelo mesmo fato que muitos justificam a opção pelo delivery devido a praticidade, outros que vêm cozinhando em casa, por um pensamento errôneo de que uma alimentação diversificada e saudável é muito difícil de ser preparada ou demora muito, o que acarreta maus hábitos alimentares.
Uma má alimentação pode acarretar diversos danos à saúde, como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade, baixa imunidade, entre outros. Justo em um momento que deveríamos estar o mais saudáveis possível para enfrentar a pandemia. Nesse contexto há um agravante, os excessos, visto que as pessoas estão por muito tempo isoladas socialmente. Esse isolamento, muita das vezes, pode levar a ansiedade na alimentação, de forma que as pessoas sintam uma sensação de fome com muita frequência, levando-as a se alimentar mais do que o habitual e comer além do necessário
No mesmo cenário de quarentena onde há pessoas se alimentando mal e em excesso, existe muitos que adotaram uma alternativa mais saudável, com dietas cheias de legumes, frutas e alimentos cozidos e assados os quais são muito mais saudáveis que os fritos. Além das refeições saudáveis feitas em casa serem melhores para saúde, elas podem ser muito baratas e práticas, hoje existem várias estratégias para o preparo mais rápido ou simultâneo desses tipos de elemento e também formas diversificadas de preparo
Já para os que dizem não serem bons com a cozinha, ou preferem a praticidade do delivery, hoje existem várias opções de entrega de refeições saudáveis, seguimento que registrou grande crescimento dentro do setor de entregas no período de quarentena. Logo, quem está se alimentando mal não pode argumentar pela falta de opções. Dito isso, é sempre bom destacar os ganhos advindos de uma boa alimentação. De acordo com a nutricionista Cristiane Perroni pela rádio CBN, uma alimentação equilibrada e diversificada é importantíssima para manter uma boa imunidade, nesse período delicado em que vivemos, ter o organismo mais forte não é nada mal.
Referências:
ABRASEL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES. Braseiro aumenta despesas com alimentação fora de casa. Disponível em: <https://abrasel.com.br/noticias/noticias/brasileiro-aumenta-despesa-com-alimentacao-fora-de-casa/>. Acesso em: 11/07/2020.
CBN GLOBO RADIO. Em meio à pandemia, delivery de comida saudável cresce mais de 60% em uma semana. Disponível em: <https://cbn.globoradio.globo.com/default. htm?url=%2Fmedia%2Faudio%2F295934%2Fem-meio-pandemia-de-coronavirus-delivery-de-comida.htm> . Acesso em: 11/07/2020.
MOBILE TIME. Instalações de apps de delivery crescem 700% na pandemia em São Paulo. Disponível em: < https://www.mobiletime.com.br/noticias/29/05/2020/ instalacoes-de-apps-de-delivery-crescem-700-na-pandemia-em-sao-paulo/> Acesso em: 11/07/2020.