top of page

Pequenos passos, grandes conquistas

Já tiveram a sensação de prometemos nos livrar de maus hábitos ou de querermos criar novos, mas que muitas vezes deixamos esses planos de lado?

A realidade é que grandes mudanças causam medo! Todos temos esse sentimento em diferentes fases e em diferentes graus em nossa vida. Porém, perceba que a razão desse medo é essencialmente evolutiva. Nosso cérebro frequentemente assimila mudanças e desafios como possíveis ameaças, e de forma sutil e automática, minimiza o investimento de energia em áreas intelectuais e emocionais, que nos auxiliam nesse tipo de tarefa, e direciona esse foco para a prontidão física, como se estivéssemos literalmente prestes a correr pela nossa sobrevivência [2].


Fonte: Freepik

Uma maneira interessante de driblar esse tipo de problema, proposta por Robert Maurer em uma de suas obras, é praticar pequenas ações de forma consistente, ao longo do tempo. Se grandes mudanças causam medo, por que não fazer justamente o contrário? Se faça pequenas perguntas! Que pequena atitude posso ter diariamente para começar um novo hábito ou para chegar mais perto de terminar aquela dissertação? Geralmente, essas atitudes são tão simples e demandam tão pouco esforço, que se torna realmente difícil recusá-las [1].

Durante a atual quarentena, me encontrei em uma situação que talvez você, leitor, se identifique. Com aulas paralisadas, aulas essas que tomavam grande parte de todos os meus dias, o que fazer para ocupar essa lacuna criada pela pandemia? Inicialmente investi todo meu tempo em grandes projetos, porém, não demorou muito para entender que isso não funcionaria. Não conseguia me ocupar de forma tão intensa com as mesmas tarefas, de maneira tão prolongada. Foi assim que comecei a me atentar à tamanha importância na criação de bons hábitos, principalmente durante a quarentena, até mesmo para manter-me mentalmente saudável. Tenho trabalhado essa ideia de pequenas atitudes durante todo o período de quarentena, e por mais simples que pareça, posso lhe dizer funciona de verdade!


E você, que pequena atitude pode tomar hoje para melhorar sua vida?

Referências

[1] MAURER, Robert. One Small Step Can Change Your Life. The Kaizen Way. In: New York: Workman Publishing Company, Inc., 2004.

[2] MALTONI, Lucas. Filosofia Kaizen. Disponível em <https://tempoaocontra.blogspot.com/2020/06/kaizen.html>. Acesso em: 13 jul. 2020.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page