(Re)Aproveitar: sempre a melhor opção
O que você faz com o pacotinho de biscoito, com as cascas das frutas, com a comida que estraga? Ou até com as pilhas que acabam a bateria? As sacolinhas do mercado? Todos nós geramos atualmente grande quantidade de lixo que não é reaproveitado e vai parar nos lixões. Só na cidade de São Paulo são coletados cerca de 14 mil kg de lixo diariamente.
É um dos maiores problemas do meio ambiente. Para onde vai todo esse lixo? O que fazemos com ele? Continuam na Terra, poluindo. Surgem algumas cooperativas, algumas reciclagens, mas a maior parte fica exposta, contaminando solo e água até se decompor totalmente.
Então o que devemos fazer? REAPROVEITAR!
Fonte: Pixabay.
A reciclagem nos países europeus gerou renda e emprega 2 milhões de pessoas, rendendo 145 bilhões de euros por ano. Um grande (e simples) passo é começar, ao menos, a separar o seu lixo, para a reciclagem ou dar preferência a produtos que tenham a embalagem biodegradável. Segundo o relatório do Ipea de 2010, o governo brasileiro perde cera de 8 bilhões de reais por ano com o lixo que vai para o lixão, que contamina toda e qualquer vida da região.
Em uma sociedade cada vez mais consumista, torna-se cada vez mais difícil reaproveitar, uma vez que o “novo” é tão fácil. No entanto, a cada produto novo, o velho é descartado e muitas vezes por mal-uso ou por ser mais “prático”.
Logo, o que devemos mudar? Os nossos hábitos! E como fazer isso? Comece separando o seu lixo, levando para a reciclagem, faça uma campanha no prédio, na rua, combinando com uma empresa de reciclagem para que ela vá lá toda semana fazer a coleta (assim as pessoas não vão ter mais a desculpa de ter que levar na cooperativa). Dê preferencia a produtos que tenham a embalagem biodegradável, repense sobre a “praticidade” de alguns produtos e faça uma análise antes de comprar algo novo, talvez você esteja apenas sendo influenciado.
Bibliografia:
15 países que dão lição em reciclagem de lixo | Exame. Disponível em: <https://exame.com/mundo/15-paises-que-dao-licao-em-reciclagem-de-lixo/>. Acesso em: 7 set. 2020.
Brasil perde R$ 8 bilhões anualmente por não reciclar. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1170&catid=1&Itemid=7>. Acesso em: 7 set. 2020.