top of page

Prêmio Jovens Campeões da Terra

Com apenas 21 anos, a brasileira Anna Luísa Beserra, formada em biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia, foi a primeira brasileira a ganhar o Prêmio Jovens Campeões da Terra, promovido pela Organização das Nações Unidas. Ao todo, sete jovens de diferentes regiões foram contemplados e receberam os prêmios no dia 26 de setembro de 2019, em um baile de gala, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Fonte: Pixabay


Quando fez 15 anos, em vez de pedir uma festa, Anna Luisa pediu aos pais que ganhasse de presente um microscópio, dessa forma, a ideia do projeto, chamado Aqualuz, surgiu quando ela ainda cursava o ensino médio. Tudo começou através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ao realizar o Prêmio Jovem Cientista, que apresenta a possibilidade de participação de estudantes do ensino médio. Além disso, a temática Água - Desafios da Sociedade, impulsionou ainda mais a nordestina a dar o seu melhor: “Eu quis pensar em algum projeto para participar que pudesse resolver uma das maiores problemáticas do Semiárido”, diz Beserra.


Para alcançar seu objetivo, contou com a ajuda de seu pai, começando a pesquisar e montar protótipos simples dentro das condições que conseguia. De lá para cá, ela criou 10 versões distintas até chegar à tecnologia atual, sendo realizada, oficialmente, durante a graduação na UFBA. “Eu diria que o primeiro passo é começar. Muitas pessoas têm ideias, mas não passam para a execução. Um fator que faz as pessoas desistirem é errar, achar que não vai dar certo. Isso é super normal, o Aqualuz está na versão 10, o que significa que erramos em pelo menos nove versões até chegar a um modelo funcional”, afirma.


O projeto Aqualuz tem a funcionalidade a partir de um filtro que purifica a água da chuva, coletada por cisternas de áreas rurais, por meio da radiação solar, sendo instalado, principalmente, em regiões onde a água tratada não é acessível. Para indicar que ocorreu a morte das bactérias, é utilizado um indicador que muda de cor, avisando que o consumo é seguro. Logo, a água é desinfetada sem o uso de substâncias nocivas, como o cloro por exemplo, demonstrando ainda mais os benefícios do projeto.


Recentemente, o Aqualuz fornece água potável para cinco estados da região nordeste, tendo 53 unidades implantadas em propriedades rurais. Dessa forma, 265 pessoas já bebem água potável graças a criação de Anna Luisa, número que vem aumentando ao longo dos meses. "É uma metodologia muito fácil e viável para estas regiões. O dispositivo dura 20 anos, em média, e só precisa ser limpo com água e sabão.", afirma Beserra.


O prêmio Jovens Campeões da Terra foi lançado em 2017 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoiado pela Covestro, com o objetivo de apoiar indivíduos, entre 18 e 30 anos, com um potencial excepcional, a criarem um impacto ambiental positivo. Dessa forma, mais e mais jovens se sentirão atraídos em desenvolver projetos voltados para o meio ambiente, afinal, como enumera a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú “Os jovens, muitas vezes estão conectados com tecnologias e estão vendo problemas que são absolutamente invisíveis para todo mundo, mas que eles percebem”.


Depois de ser consagrada com tamanha premiação, a jovem cientista viu esse reconhecimento como ponto de partida, para ir muito mais além. “É um estímulo para melhorar o modelo de negócios e conseguir novas parcerias. Quero ter pontos de partida para expandir a tecnologia para a África, Índia e outros países da América Latina. Quanto mais unidades implantadas, maior o número de pessoas beneficiadas. Quero desenvolver a tecnologia para mudar vidas”, concluiu.


Referências:

  • “Ouse beber o futuro. Ouse não desperdiçar uma só gota.” - YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=181&v=tRXmhfQGPt4&feature=emb_logo>. Acesso em: 15 ago 2020.

  • Brasileira vence prêmio global da ONU com solução solar para purificar água | ONU Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/brasileira-vence-premio-global-da-onu-com-solucao-solar-para-purificar-agua/>. Acesso em: 15 ago 2020.

  • Jovem brasileira ganha prêmio da ONU por solução para filtrar água | Ao Vivo de Brasília. Disponível em: <https://www.aovivodebrasilia.com.br/jovem-brasileira-ganha-premio-da-onu-por-solucao-para-filtrar-agua/>. Acesso em: 15 ago 2020.

  • Jovem brasileira recebe prêmio da ONU por solução para filtrar água | VEJA. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/jovem-brasileira-recebe-premio-da-onu-por-solucao-para-filtrar-agua/>. Acesso em: 15 ago 2020.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page