Mudança de hábitos no período de distanciamento social
Como é de conhecimento de todos, a mudança de hábitos é um fator muito difícil de ser alterado ou moldado em nosso dia a dia, tendo em vista que, estamos sempre numa rotina diária de atividades quase sempre monótona. Na maioria das vezes, reclamamos da falta de tempo e usamos como justificativa para não realizar exercícios físicos, ler livros, organizar a casa, aprender uma nova língua, desenvolver um novo projeto, entre diversas outras coisas.
Fonte: Shutterstock
Nesse período de distanciamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus, novos hábitos estão sendo incorporados à rotina da população mundial, outros acabam sendo revistos, e isso reflete na maneira como as pessoas aprendem a lidar com essa nova realidade. Não existe fórmula perfeita para lidar com essa situação, mas é importante aproveitar este momento para tirar ensinamentos, reforçar certas rotinas que estamos adquirindo e levá-las para nosso dia a dia pós-pandemia. Esses hábitos vão da higienização frequente das mãos até aos cuidados com nosso interior, com foco principalmente na ansiedade.
É notório que a rotina de muitos mudaram rapidamente, principalmente o modo em que exercemos nossas atividades diárias, como jornadas em home office, divisão de tarefas domésticas, formas de aprendizagem tão pouco tradicionais, distância dos amigos e outras atividades. Contudo, todos esses novos hábitos devem ser levados em consideração para selecionar quais são mais saudáveis e essenciais para suas funções exercidas numa rotina diária num futuro próximo [2].
Um hábito muito desenvolvido por maior parte da população mundial atualmente, é a higienização correta das mãos para prevenção da disseminação da COVID-19. Mas você já parou para pensar que esse habito é de extrema importância em nosso dia a dia para evitar a contaminação por outros microrganismos que causam doenças? Momentos como esses, que devemos desenvolver pensamentos críticos e o refinamento de atitudes essenciais que devem ser utilizadas pós-pandemia.
De acordo com Roberto Debski, clínico-geral e psicólogo especialista em medicina interativa, o hábito de exercer atividade física é um dos pilares da saúde e da manutenção do bem-estar físico e emocional [1].
"As pessoas estão muito tempo em casa, fechadas, com ansiedade e incertezas por causa da pandemia. É importante que haja uma rotina de atividade física em casa. Sedentarismo não é benéfico para a saúde, independentemente da idade."
Não sabemos ao certo quanto tempo irá durar esse período de quarentena e tão menos como será a dinâmica populacional de todo o mundo após termino dessa reclusão. Sendo assim, utilize esse tempo extra para adquirir novos hábitos saudáveis que você gostaria de ter em seu dia a dia. Aproveite esse tempo também, para valorizar as pessoas especiais que possui e os momentos especiais que esse período pode estar te proporcionando. Pegue para ler aquele livro que sempre teve vontade, porém nunca teve tempo. Desenvolva o hábito de querer evoluir como profissional e como pessoa, inicie aquele projeto que sempre teve em sua mente e acima de tudo, cuide do seu “eu interior”, porque isso tudo vai passar em breve.
Referências:
[1] FOLHAPRESS. Quarentena muda hábitos e amplia a prática de atividades para corpo e mente em casa. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/coronavirus/2020/04/20/NWS,137752,70,1668,NOTICIAS,2190-QUARENTENA-MUDAHABITOS-AMPLIA-PRATICA-ATIVIDADES-PARA-CORPO-MENTE-CASA.aspx. Acesso em: 25 de maio de 2020
[2] MAZZI, Carolina. Bons hábitos: saiba quais lições do isolamento social valem ser mantidas após pandemia. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/bons-habitos-saiba-quais-licoes-do-isolamento-social-valem-ser-mantidas-apos-pandemia-24381799. Acesso em: 25 de maio de 2020