O “FEW nexus” ou nexo água, energia e alimentos
Nos últimos anos, muito se tem falado e ouvido sobre o chamado nexo água, energia e alimentos, também referenciado como FEW (do inglês food energy water) nexus.
Um nexo pode ser definido como “uma conexão ou uma série de conexões vinculando dois ou mais fatores”[1]. A população mundial atingiu em abril de 2017, 7,5 bilhões de pessoas e as previsões da FAO são de que em 2050 a população esteja entre 9,3 e 9,8 bilhões de pessoas [2,3]. Fica fácil assim, entender a importância do conceito do nexo água, energia e alimentos, sendo estes fatores fortemente vinculados. Como exemplo, recursos hídricos são necessários para geração de energia em hidroelétricas; a energia é imprescindível para a captação, transporte e tratamento de águas e efluentes; e ambos – a água e a energia - são necessários para que alimentos sejam produzidos[1].
O FEW nexus é uma abordagem realmente nova ou é “o mesmo vinho em uma garrafa diferente”? Para a FAO[4] a abordagem do nexo é realmente inovadora, uma vez que considera igualmente as diferentes dimensões dos três fatores e reconhece a interdependência do uso desses recursos para o desenvolvimento com sustentabilidade.
Apresenta-se a seguir tradução e adaptação do conceito do mesmo, segundo a FAO[5]:
“Água, energia e alimentos são essenciais para o bem-estar humano, redução da pobreza e desenvolvimento sustentável. Projeções globais indicam que a demanda por água doce, energia e comida aumentará expressivamente nas próximas décadas devido ao crescimento da população, desenvolvimento econômico e outros fatores.
Sabe-se que a agricultura responde por 70% do total das retiradas globais de água doce. A água é utilizada para a produção agrícola e ao longo de toda a cadeia de abastecimento agroalimentar, e é usada para produzir, transportar e usar todas as formas de energia. Ao mesmo tempo, a cadeia de produção e fornecimento de alimentos consome cerca de 30% do total energia global. Finalmente, a energia é necessária para produzir, transportar e distribuir alimentos além de extrair, bombear, transportar e tratar a água. [...] A base do nexo água, energia e alimentos é uma tentativa de se equilibrar os diferentes usos desses recursos ecossistêmicos. Existem interações entre os três que podem resultar em sinergias ou “trade-offs” entre diferentes setores ou grupos de interesse. Por exemplo, estima-se que 30~50% dos alimentos produzidos vão para o lixo e isso significa desperdiçar entre 1,47~1,96 Gha de terras aráveis, 0,75-1,25 trilhões de m3 de água e 1~1,5% da energia global. Os incentivos para uma abordagem de nexo incluem eficiência econômica, eficiência no uso dos recursos e melhores opções de subsistência.
À medida que a demanda cresce, cresce a competição pelos recursos [...] Por exemplo, em grande escala, projetos de infraestrutura hídrica podem ter impactos sinérgicos, produzindo energia hidroelétrica e fornecimento de armazenamento de água para irrigação, mas isso pode acontecer à custa de ecossistemas e sistemas alimentares. Da mesma forma, a produção de bioenergia em um esquema de agricultura irrigada pode melhorar o suprimento de energia, mas também pode resultar no aumento da retirada de água. e em riscos para a segurança alimentar. Assim, é importante entender as sinergias e as compensações a fim de desenvolver opções de resposta para garantir a sustentabilidade do ambiente e os meios de subsistência das pessoas. Ao destacar essas interdependências, o conceito “Nexus” corrobora a necessidade de ver a água, a energia e os alimentos não separados, mas sendo complexa e inextricavelmente entrelaçados. Isso, por sua vez, permite uma gestão mais integrada e econômica, formulação de políticas, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação dos diferentes setores do “Nexus”. Ao mesmo tempo, uma abordagem do “Nexus” para os formuladores de políticas ajuda na reflexão da ampla gama de opiniões e conhecimentos envolvidos ao longo do processo, promovendo diálogo entre diferentes setores, vendo soluções para desafios como esforços coletivos."
A FAO descreve algumas ações que exemplificam a aplicação prática do conceito. Por fim, considerando-se a importância da abordagem FEW nexus para a Engenharia Agrícola e Ambiental, recomendamos os esclarecedores vídeos disponíveis em:
Referências:
[1] http://nxplorers.com/pt/o-nexo
[2] http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/en/c/436508/
[3] http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/en/c/901168/
[4] http://www.fao.org/3/a-bl496e.pdf
[5] http://www.fao.org/3/a-i3959e.pdf