A prática esportiva na vida do futuro engenheiro
O ingresso na universidade em um curso de engenharia é um grande momento na vida dos contemplados que, ao darem esse novo rumo à sua vida, obtêm novas responsabilidades e deixam de lado uma atividade essencial para a própria vida: a prática de atividades físicas. Há sempre aquele aluno que sonhava em fazer engenharia tanto quanto em ser um jogador profissional, mas com o passar do tempo os caminhos se tornam divergentes e por motivos diversos o caminho escolhido é ingressar na universidade e com isso muitos “atletas do dia-a-dia” se esquecem do quanto o esporte era, e ainda é, importante para a qualidade de vida dos que o praticam.
A atividade física é o conjunto de ações que uma pessoa ou grupo pratica que envolve gasto de energia e alterações em seu organismo por meio de movimentos corporais, gerando benefícios mentais e sociais. Dentre essas atividades estão os esportes, que se dividem em coletivo e individual podendo ser de caráter competitivo ou apenas lazer, onde quem o pratica desenvolve a capacidade de realizar atividades em equipe, liderança e responsabilidades, ativa a memória e concentração, faz novas amizades, entre outras diversas competências.
Cursos de engenharia exigem de seus estudantes uma dedicação quase exclusiva, com inúmeras atividades que levam a dificuldades de conciliar horários, o que reflete em um estresse muitas vezes crônico nos alunos, que por consequência gera dificuldades no rendimento no curso e complicações na saúde, como sobrepeso ou desnutrição, dificuldade de relacionar-se, sedentarismo e em casos extremos a depressão e o abandono do curso. A prática de atividades físicas atua como uma válvula de escape, sendo que, nos momentos oportunos, o estudante gerencia seu tempo e cuida, além dos estudos, do corpo e da mente.
Na Universidade Federal de Viçosa as oportunidades para evitar essas situações são diversas:
Para iniciantes no esporte existe o Programa Segundo Tempo que conta com duas aulas semanais das mais diversas atividades como natação, voleibol, ginástica, musculação, entre outras. Acesse o blog para mais informações sobre o programa.
Para aqueles que além de esportes gostam de uma vida social repleta de amigos e eventos legais, existe a Atlética das Engenharias que realiza vários eventos além de viagens anuais para o campeonato entre todas as engenharias de Minas Gerais, o Engenharíadas Mineiro. Curta a fanpage e se mantenha inteirado.
Aos que gostam de disciplina e não querem abandonar os treinos e os campeonatos, existe a LUVE (Associação Atlética Acadêmica LUVE), que possui intensivos treinos semanais variando de acordo com cada modalidade, e participa dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), Jogos Universitários de Minas Gerais (JUM’s) e campeonatos regionais. Acesse o site e confira!
Independentemente de onde você estiver e o que fizer, o mais importante é saber utilizar tudo que a universidade oferece de melhor, conciliando seu bem-estar com um ótimo rendimento acadêmico, fazendo assim que se torne o profissional que vai mudar o rumo do país.
Confira a atuação de alguns alunos/atletas da Engenharia Agrícola e Ambiental que se destacara em suas respectivas atividades:
Fabiana Campos - Basquete
Felipe Carvalho - Natação
Íkaro Tossati e Mateus Portes - Futebol
Fonte: