top of page

Nova inteligência artificial russa pretende alcançar o mercado agrícola brasileiro.

Atualmente, percebe-se uma evolução muito precisa no mercado de maquinário agrícola brasileiro, devido a inserção de equipamentos autônomos, ou seja, maquinas agrícolas operando em plantações de diversos tipos de culturas, sem o auxilio direto do maquinista, sendo possível controlar uma colheitadeira, por exemplo, através do uso do celular.


Porém, um impasse deve ser prescrito no Brasil: o país ainda apresenta uma baixa cobertura de internet em áreas rurais, dificultando o uso de maquinas autônomas em algumas áreas de cultivo brasileira.


Outro pais que sofre com esse mesmo problema é a Rússia, porém, ciente dessa ocasião, a empresa russa Cognitive Technologies, que desenvolvem sistemas de inteligência artificial para veículos autônomos, criou o C2A2 Agrodroid, um programa que opera sem demandar conexão com a internet, sendo capaz também de detectar alterações no relevo e objetos que possam atrapalhar o percurso do maquinário, como pedras, arvores, animais.


Na última semana de agosto, foi feito o primeiro teste desse sistema em uma colheitadeira autônoma em uma fazenda da cidade de Tomsk, Rússia. “Todos os obstáculos do campo podem ser detectados com o uso de apenas uma câmera. Nosso sistema não é cego”, afirma a presidente da Cognitive Technologies, Olga Uskova.


Apesar do Brasil já ter boas opções no mercado de empresas que vendem veículos agrícolas autônomos para os agricultores, como a New Holland e a Case, o diferencial do sistema russo permitiu que a Cognitive Technologies firmasse pré-contratos assinados com empresas do Brasil. Além disso, o sistema apresenta um bom custo benefício, uma vez que, o aparelho custa cerca de 1,5% do preço total de uma colheitadeira (R$ 24,9 mil).

O registro feito pode ser conferido abaixo.

Referências:


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page