Café: queridinho dos brasileiros
Forte ou fraco? Com ou sem açúcar? Coado ou expresso? Arábica ou robusta? Tanto faz, tomar um cafezinho é sempre uma ótima escolha para começar o dia. Para os amantes de plantão, trago algumas curiosidades e informações sobre o café.
Não há evidência real sobre a origem da bebida, mas acredita-se que a história do café começou no século IX. Originário das terras altas da Etiópia (especula-se que tenha sido com culturas no Sudão e Quênia) e espalhou-se para o mundo através do Egito e da Europa. E por volta do século XVIII que se encontra a origem do café no Brasil. Mais ou menos em 1720 foram plantadas as primeiras mudas de café, na província do Pará. Francisco de Melo Palheta foi o responsável pelas primeiras sementes do café, diretamente da Guiana Francesa.
Para você que não dispensa um cafezinho, saiba que não está sozinho. Com o passar dos anos o consumo de café cresce mais e mais. Segundo dados do Estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79% das pessoas tomam essa bebida. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), 89% dos consumidores acima de 60 anos bebem café diariamente. Os jovens de 16 a 20 anos, têm frequência diária de 49%, com média geral de 3,7 xícaras/dia.
O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios. Apesar da paixão pela bebida, muitos de nós desconhece os benefícios do café, segue a lista de alguns:
Previne doenças. O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares e o câncer de cólon.
Fortalece o coração. Essa é a conclusão dos pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), que constataram que beber uma ou duas xícaras de café diariamente pode ajudar a proteger contra a insuficiência cardíaca em até 11%.
Possui nutrientes importantes. O café é uma importante fonte de antioxidantes. Parece até difícil de acreditar, mas o corpo humano absorve mais nutrientes do café do que de outras fontes populares de antioxidantes como frutas e legumes.
Acelera o metabolismo e queima calorias. Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e da Sociedade Americana de Endocrinologia, a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar calorias.
Melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho. Novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta que os jovens que tomam café da manhã apresentam maior rendimento acadêmico, além de serem mais rápidos e hábeis na hora de resolver problemas.
Faz bem ao coração. Segundo a pesquisa realizada no InCor em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, da Embrapa Café, não existem evidências de que o café faça mal para pessoas com problemas no coração.
O café tem algumas peculiaridades que, muitas vezes, nem se passam pelas nossas cabeças, segue algumas delas:
O Dia Internacional do Café é celebrado no dia 14 de abril, porém desde 2005, o dia 24 de maio foi incorporado ao calendário brasileiro, como o Dia Nacional do Café. A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras do país. Somos tão apaixonados por esta bebida que, comemoramos duplamente a data.
Conhecido como Kopi Luwak ou Café Civeta, é produzido da coleta de grãos em fezes de um simpático bicho chamado civeta. No Brasil, temos o café jacu, o organismo do jacu (que não possui estomago) processa rapidamente aproveitando apenas a polpa e a casca, expelindo o grão intacto. O segredo dessa mudança radical que transforma o sabor em algo diferente e único. Esses são uns dos cafés mais caros do mundo.
O café é muito consumido como normalmente conhecemos, o cafezinho preto, mas não é o único, existem inúmeras formas de consumi-lo. Pode ser expresso, com leite ou descafeinado. Já inventaram tanta coisa, que hoje existe até o café em casquinha de soverte, refrigerante de café e balas. As invenções não param.
A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café.
No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina, que é um hormônio valioso para uma vida saudável.
O café foi e sempre será um ótimo companheiro, seja na solidão ou na mesa com os amigos. E com tantas qualidades fica difícil não amar.
REFERÊNCIAS:
Café Ouro Negro. Origem da Bebida. Disponível em: <http://cafeouronegro.com.br/cafe/>.
Embrapa. Benefícios do Café. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: <https://www.embrapa.br/cafe>.
Guia do Café. Benefícios do Café. Disponível em: <https://claudia.abril.com.br/gastronomia/guia-do-cafe-tudo-sobre-a-bebida-queridinha-dos-brasileiros/>.
Loucos do Café. Peculiaridades. Disponível em: <https://www.loucodocafe.com.br/>.