top of page

A Engenharia Agrícola e Ambiental e a produção animal

Sabemos que a Engenharia Agrícola e Ambiental tem grande abrangência no que consta às competências de suas áreas de atuação. Por isso podemos perceber sua importância no meio agrícola em geral, mesmo que em um ciclo produtivo não diretamente ligado ao curso. O PET.EAA teve a oportunidade de auxiliar professores do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental na elaboração de um artigo relacionando a profissão à produção animal.


Manejo do ambiente interno em galpão para frangos de corte. (Foto: Kelle Pardim – Ambiagro/DEA/UFV)


Atualmente, no âmbito do agronegócio brasileiro, vivencia-se uma era de marcada modernização de processos produtivos com transformações tecnológicas, ambientais, sociais e culturais, que envolvem bem-estar animal e produção socialmente justa, atrelados às condições climáticas e amparados em temas como a agricultura e a zootecnia de precisão, a rastreabilidade e a sustentabilidade.

Recentemente a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), preocupada com a demanda por alimentos e segurança alimentar mundial em 2050, para uma população estimada em 9,2 bilhões de pessoas, previu os seguintes desafios: aumento de 160% na emissão de gases de efeito estufa, diminuição da área cultivada per capita de 24%, redução de 8% na produtividade agrícola, redução de 33% da biodiversidade e diminuição de 33% na disponibilidade de água para a agricultura.

Com a referida modernização da agropecuária, associada aos respectivos impactos ambientais verificados na atualidade, tornou-se necessário que se incluíssem essas questões, mencionadas anteriormente, nos cursos das Ciências Agrárias. Antecipando esse cenário, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma das primeiras instituições brasileiras a oferecer o curso de “Engenharia Agrícola” no seu formato inicial, passou a oferecer, à partir do no ano de 2000, o curso, agora denominado “Engenharia Agrícola e Ambiental”, que em seu novo formato, agregou questões relativas sim à aplicação da engenharia para majoração da produtividade agropecuária, porém, embasada em forte correlação com a integridade ambiental. O Ministério da Educação reconheceu esse novo curso da UFV por meio da portaria 1627, de 03 de junho de 2004.(...)




A equipe do PET.EAA agradece aos professores Cecília de Fátima Souza, Fernando Costa Baêta, Alisson Borges e Roberto Precci pela oportunidade e auxílio.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page