top of page

Quem sabe esse é o seu futuro?


Dando continuidade à nossa atividade "Quem Sabe Esse é Seu Futuro?", entrevistamos o Engenheiro Agrícola e Ambiental, Odeir Schott Filho, formado na Universidade Federal de Viçosa em julho de 2017. Após formado, Odeir decidiu investir na iniciativa privada trabalhando com sua família.

Em que ano você ingressou na UFV, e por que escolheu fazer Engenharia Agrícola e Ambiental?

R: Em 2011, escolhi o curso devido a afinidade que sempre tive por essa área (agrárias) e o gosto pelas exatas, dessa forma o curso teve todas as características que eu buscava.


Quais os principais fatores que você analisou no momento de decidir entre carreira acadêmica e mercado de trabalho?

R: O principal fator que me fez não tentar prosseguir academicamente foi o fato de não ter uma pesquisa em mente (uma necessidade de se pesquisar algo) e isso pode vir com o tempo e maturidade, hoje mesmo tenho várias ideias de pesquisas em que eu adoraria fazer no meu ramo. Acredito que uma pesquisa deve surgir com uma necessidade e não o contrário.


Dentre os aprendizados adquiridos durante a graduação, quais foram os que mais te ajudaram no momento de entrar no mercado de trabalho?

R: As ações e decisões de um profissional graduado em engenharia são mais assertivas e rápidas mesmo que seja fora da sua área isso alinhado com a capacidade de planejamento e organização adquirida é fundamental!


Como tomou a decisão de investir na iniciativa privada? Algo na graduação lhe motivou para que a ideia se fortalecesse?

R: Com base em uma proposta de trabalho na empresa que eu estagiava ainda na graduação, me perguntei: é isso que quero pra minha vida agora? Percebi que seria melhor retornar as origens trabalhando na produção de café, além de investir em uma ideia que eu já tinha há algum tempo!


Fale um pouco da sua empresa (quais serviços presta, áreas de atuação, funcionários, profissionais que atuam, localidade, quando foi criada, visão, etc.).

R: Trabalho na produção de café a nível fazenda na região das Matas de Minas, mais precisamente Manhumirim-MG, estamos com objetivo de a cada ano produzir mais cafés especiais em relação ao café commodity. Em paralelo a produção dos Cafés Especiais Schott, uma linha gourmet de cafés torrados, que começou há mais de um ano como um hobby e com o interesse das pessoas pelo produto foi tomando forma um negócio.


Quais as dificuldades e desafios encontrados ao trabalhar de forma autônoma?

R: A maior dificuldade é de organização e dedicação pois nessa forma de trabalhar não tem um chefe que te cobre por resultados e horários e somente sua motivação pessoal e profissional te guiam. Tudo passa a depender muito de você! A busca constante por capacitação, inovação e motivação são essenciais para o seu crescimento e de sua empresa.


Quais conselhos você daria para os formandos que pretendem seguir no mercado de trabalho?

R: Se você deseja muito algo, não tenha medo de seguir com seu objetivo (seja ele qual for) e a partir daí trace metas para alcançar isto. No primeiro momento vai parecer difícil mas aos poucos vai indo. Não tenha medo de errar e principalmente dê tempo ao tempo pois se você se dedica uma hora estará alcançando sua realização pessoal e profissional. Esteja preparado para a oportunidade!


E para os calouros do curso, quais seriam as suas dicas?

R: Para eles, peço para se dedicarem muito as matérias e as atividades extracurriculares como (empresas juniores, PET, grupos de estudo, estágio, iniciação científica e diversas atividades que a UFV te proporciona para que você cresça e seu currículo também). Mas, por mais que seja difícil conciliar tudo, nunca deixe de fortalecer seus laços sociais e expandir sua rede contatos e isso acontece também nas confraternizações, festas, almoços, práticas esportivas, musicais, nas repúblicas etc. Seja ativo!


Alguma mensagem para os possíveis empreendedores?

R: Apenas para acreditarem em suas ideias, seja o maior vendedor/comprador de seu negócio!

O PET.EAA agradece ao Engenheiro Odeir Schott Filho pela entrevista e deseja sucesso em seu empreendimento!

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page