Ainda há tempo...
Hoje tudo está acelerado, informações são enviadas e recebidas em segundos, coisas importantes são resumidas a minutos. Corremos para acompanhar a velocidade que nosso progresso impôs à rotina tentando ser mais produtivos em menos tempo e muitas vezes não sabemos lidar com a organização deste que cada dia se faz mais necessária. Parece que cada vez mais aspectos de nossa vida são atingidos por essa efemeridade.
Alguns afirmam que através conectividade que se faz presente devido à internet e equipamentos eletrônicos nossa percepção de tempo foi alterada. Como temos muito acesso a muita coisa em poucos minutos nosso cérebro passa a trabalhar de forma diferente. As horas parecem passar mais rápido, quantos casos se veem de uma olhadinha rápida nas mensagens do celular se transformar em meia hora sem que se perceba? Aquele compromisso para quinta feira que vem já é depois de amanhã. Já fazem dois anos da minha formatura, cinco, dez. Fazia meses que não via meus amigos, agora são anos.
O ano acabou de começar, de onde saíram esses enfeites de natal? Tudo se passa tão rápido que às vezes temos de parar e lembrar daquilo que aconteceu nos últimos meses. A percepção de tempo é sim variável, não são raros os casos em que quando saímos de nossa rotina, em outro ambiente que não o nosso, olhamos o relógio e pensamos: “ainda são 14:00?”. Muitas vezes estamos presos ao dia-a-dia e nossa mente passa a trabalhar no automático, cumprindo nossos deveres e compromissos sem requerer nossa presença.
Sabendo que as horas voam precisamos aproveitá-las ao máximo para fazermos tudo aquilo que nos dispomos a fazer, mas como fazer isso se algumas vezes mal conseguimos vê-las passar? Organização do tempo é o mais recente desafio lançado a nós. Vinte e quatro horas, sete dias, encaixe suas tarefas nesse prazo, sem esquecer de dormir, se alimentar, cumprir metas, dar atenção à família, manter sua vida social, buscar um pouco de cultura, praticar atividades físicas, manter um relacionamento e não se esqueça: seja sempre positivo, disposto e gentil.
Muitas coisas são cobradas, mas nem sempre vêm acompanhadas das condições adequadas para cumpri-las. E se acontecer um imprevisto? Para onde vai o planejamento? Não se pode cumprir tudo que é sugerido pela sociedade para se ter uma vida ideal, pois ideal é algo desejado, porém nem sempre possível. Existem muitas formulas para uma vida perfeita, mas não temos as condições perfeitas para aplicá-las, a começar pelo nosso tempo cada vez mais limitado.
Então, tente ao menos algumas vezes fazer uma pausa e olhar o que está acontecendo à sua volta. Se não tirar um tempo para aproveitar a vida ela passa sem que você perceba. Aproveite seu próprio tempo, quebre a rotina vez ou outra. Evite assumir mais compromissos do que pode lidar, e planeje seu tempo sempre que possível para cumprir os que possui. Se surgir um imprevisto mantenha a calma e procure tempo para ele, com certeza conseguirá encontrar. Se o tempo é como um rio, não podemos controlá-lo, porém podemos aprender a segui-lo da melhor forma.