top of page

Petianos participam do Rally da Safra

O Rally da Safra surgiu em 2004 para avaliar as condições das lavouras brasileiras. Em 2017 o projeto chegou à 14ª edição percorrendo as terras mais fertéis do país. Durante todo esse tempo, o Rally da Safra percorreu 670 mil quilômetros, avaliou 13 mil lavouras e recebeu 27 mil produtores em seus eventos.


Neste ano, as petianas Érika Martins e Mariana Baía e o petiano Geraldo Antônio participaram da edição de 2017 e contam um pouco como foi a experiência de participação neste grandioso evento.


Foto: Lucas Ninno / Rally da Safra

A petiana Érika Martins fez parte da equipe 1, no Circuito da Soja, no estado do Mato Grosso. Ela conta que "o Rally da Safra foi uma experiência que me deu a oportunidade de conhecer as 'capitais do agronegócio' brasileiro, assim me possibilitou a ter uma visão mais fundamentada e crítica nas questões de logística, comercialização, tecnologia no campo, além de proporcionar que adquirisse conhecimentos em relação qualidade, produtividade, doenças e pragas durante as avaliações de lavouras em diferentes estágios. Acredito que a iniciativa de se formar um banco de dados será cada vez mais proveitosa para nos auxiliar a entender os diferentes panoramas das regiões produtoras".


Foto: Lucas Ninno / Rally da Safra

Érika relata ainda o quanto a experiência de participação contribuiu para sua formação: "foi uma experiência que me permitiu abrir a mente às reais condições de produção de grãos no nosso país e, como um Engenheiro Agrícola e Ambiental pode estar contribuindo para garantir que o Brasil continue a produzir cada vez mais de forma mais sustentável", relata.



Foto: Eduardo Monteiro / Rally da Safra

A petiana Mariana Baía integrou a equipe 7, que percorreu a região sul do Brasil. Começando em Campo Grande-MS no dia 12 de março, a equipe percorreu o oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e finalizou em Florianópolis no dia 18. A cada 20 km, aproximadamente, eram feitas análises e amostras em lavouras de soja a fim de avaliar a produtividade. Foi observado que a safra de 2017 tende a alcançar um patamar de produção recorde. Na região em que a equipe passou, as lavouras se apresentaram bem cuidadas, altamente mecanizadas, e sendo feito uso de plantio direto.




Foto: Eduardo Monteiro / Rally da Safra






"A experiência de participar de um evento como o Rally da Safra é muito engrandecedora para estudantes de Engenharia Agrícola e Ambiental, uma vez que temos a possibilidade de vivenciar práticas que aprendemos em classe e, muitas vezes devido a localização da UFV, não temos a oportunidade de observar pessoalmente durante a graduação", relata.


O resultado das avaliações nacionais, mostrando a produtividade de soja em cada região do país, será apresentado no evento final que ocorrerá no dia 30 de março.









Foto: Giovane Rocha / Rally da Safra

Já o petiano Geraldo Antônio, percorreu, durante uma semana, o trajeto de Cuiabá até Sinop passando pela BR-163 e pôde acompanhar de perto o final de safra, conversar com os produtores e saber de suas preocupações e expectativas em relação à mesma. Além disso, visualizou, na prática, muitos assuntos discutidos em sala de aula em diversas disciplinas na UFV, em especial na disciplina de Máquinas Agrícolas.


"Participar do Rally da Safra foi, até hoje, a melhor coisa que já fiz estando na UFV. Gostaria de agradecer ao professor Francisco pela oportunidade e aos coordenadores da Agroconsult, pelo excelente tratamento com os membros das equipes e pelo conhecimento compartilhado conosco", completa.







Fotos: Eduardo Monteiro, Lucas Ninno e Giovane Rocha - Rally da Safra 2017


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page