A tecnologia pode ser esperança para uma agricultura cada vez melhor?
Atualmente, a população humana está em torno de sete bilhões de indivíduos e continua a crescer. Estimativas sugerem que em 2050 seremos nove bilhões. Com essa perspectiva surge então a preocupação com diversos fatores, por exemplo como estarão distribuídas essas pessoas em nossas já populosas cidades e como as alimentaremos, uma vez que já convivemos com o problema da fome em nossa sociedade.
É fato que isso pode nos causar inseguranças quanto ao nosso futuro e à nossa própria capacidade de nos manter. Não desvinculado disso, temos a questão dos recursos finitos de nosso planeta. Então, por consequência temos que o objetivo consiste na tríade: produzir muito, em sintonia com a natureza e garantir acesso da população ao alimento produzido.
É uma meta ambiciosa, uma vez que são três contratempos e até então não conseguimos nenhuma solução efetiva. Porém, isso pode estar prestes a mudar. Certamente existe possibilidade de produzir mais, não esgotar recursos naturais e alimentar a população, mas há como fazê-los ao mesmo tempo? No último século fizemos muitos avanços e um coisa que esses avanços mostraram é que, quando se trata de tecnologia, quanto mais se avança, mais rápido se avança uma segunda vez. Genética, informática, mecânica, robótica, ecologia, meteorologia, até mesmo a exploração espacial são alguns exemplos dentre tantos outros. Uma notícia animadora é que grande parte dessas novas tecnologia podem e já são aplicadas nas práticas agrícolas.
Hoje temos máquinas que possibilitam colheita mais ágil, monitoramento por satélite permite um maior controle da lavoura, a meteorologia diz que cuidados tomar e a informática nos proporciona sistemas de uma área produtora integrada. Lembrando que muito mais está por vir, com por exemplo a aplicação da robótica.
Isso gera uma maior produção, e ao investir cada vez mais nessas tecnologias evitamos a necessidade de expandir as áreas já disponíveis para cultura. Isso é uma forma de manter as áreas nativas e as técnicas de reutilização e controle de resíduos produzidos reduz o prejuízo aos cursos d´água. E a utilização de energia provinda de fontes agrícolas pode se tornar uma arma na luta para diminuir a utilização de fontes energéticas impactantes à natureza.
Então fica ainda o problema com o acesso da população ao alimento. Podemos pensar que ao precisarmos aumentar a produção também precisaremos de pessoas especializadas para técnicas mais refinadas. Assim obtemos um mercado de trabalho e se a produção for elevada o preço do produto final será menor. E possivelmente a tecnologia também ficará mais acessível, sendo possível que sua aplicação em pequenas propriedades baseadas em agricultura familiar.
Assim, em um mundo que já enfrenta problemas e espera que possam surgir mais é preciso tentar encontrar soluções o quanto antes. O avanço e uso de tecnologia na agricultura é uma esperança para contornar os possíveis contratempos já previstos. Por isso é fundamental que se mantenham as pesquisas na área e o foco nos objetivos futuros.