top of page

A importância das atividades físicas na promoção do bem-estar


Seja no ambiente de trabalho ou nas escolas e universidades, estamos sempre em busca de resultados e cumprimentos de prazos e metas. A constante pressão na qual vivemos é uma das responsáveis pela ansiedade, a chamada "Mal do Século XXI". As responsabilidades e o tempo curto para a realização das tarefas são fatores que influenciam muito no estado emocional e, sem cuidados, podem acarretar em estresse e depressão, além de outros distúrbios psíquicos.

Estudos recentes têm apontado a importância da prática de atividades físicas para o controle da saúde mental. Assim, além da saúde física, como o fortalecimento de músculos, ossos e potencialização dos sistemas circulatórios e respiratórios, os exercícios são protagonistas na promoção do bem-estar.

Ao nos exercitarmos, o corpo libera neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina, que proporcionam a sensação de prazer, aumenta a oxigenação e a circulação sanguínea na região cerebral e ativa o hipocampo, o que auxilia na prevenção de acidentes vasculares, sensibilizam as terminações nervosas (estimulando as sinapses) e potencializam a capacidade de concentração, memória e aprendizagem. Além disso, promove uma maior produção de fator neurotrófico (BDNF), proteína envolvida na nutrição dos neurônios, necessária para a regeneração, crescimento e desenvolvimento das células.

Ademais, as atividades físicas também melhoram as relações sociais e comportamentais dos praticantes. Elas proporcionam o encontro de pessoas que tem um mesmo propósito ou gostam da mesma atividade, criando um vínculo e estabelecendo boas convivências. É observado também, que hábitos saudáveis estimulam outros hábitos saudáveis, gerando um ciclo muito benéfico em todos os sentidos. Ou seja, normalmente, quem pratica algum esporte tende a cuidar mais da alimentação e da aparência, por exemplo.

Por isso, a prática de exercícios físicos tem sido muito usada em pesquisas e tratamentos de transtornos mentais e na recuperação de dependentes químicos. Além disso, ela se mostra hábito indispensável no desenvolvimento infantil, na manutenção da qualidade de vida e bem-estar e no retardado de sintomas e do aparecimento de doenças decorrentes da idade.

Dessa forma, não há dúvidas de que a inclusão de atividades regulares em nossa rotina é de fundamental importância para nossa saúde e no exercício de nossas tarefas cotidianas.


Fontes:

http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/113659966/pratica-esportiva-faz-bem-para-o-corpo-e-tambem-para-a-mente

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27718/000766152.pdf?...1

http://istoe.com.br/239697_AUMENTE+O+PODER+DO+CEREBRO+COM+EXERCICIOS/

ELIANE JANY BARBANTI. A Importância do Exercício Físico no Tratamento da Dependência Química. 2012. Vol.6.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page