Reclamar faz mal para o cérebro
Algumas pessoas reclamam de tudo...reclamam por terem que acordar cedo, por terem que ir na aula, reclamam porque o namorado não mandou uma mensagem de bom dia, porque a amiga não a esperou para almoçar, porque tirou 95 e não 100 na prova, porque não conseguiu o estágio ou emprego que queria...reclamam simplesmente por gostarem de reclamar. E o efeito cascata? Quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, você pode ter certeza que está sendo afetado e, provavelmente, também poderá começar a reclamar.
O ato de reclamar ou ouvir alguém reclamando é algo tão cotidiano que muitos não têm ideia do mal físico que faz. Olhar com mais atenção ao que o ato de reclamar realmente faz para o cérebro nos dá motivos reais para lutar por um estado de espírito mais positivo e eliminar o mimimi de nossas vidas.
O cérebro é um órgão complexo que, de alguma forma, funciona em conjunto com a consciência para criar a personalidade de um ser humano, sempre aprendendo, sempre recriando e se regenerando. Então, quando reclamamos é como se fixássemos essa personalidade negativa, ao nosso cérebro, que passa informações modificadas, ao nosso corpo. É ao mesmo tempo o produto da realidade e o criador da realidade, e a ciência está finalmente começando a entender como o cérebro cria a realidade.
Segundo Steven Parton, a negatividade e a reclamação realmente alteram fisicamente a estrutura e função da mente e do corpo. O princípio é simples: “em todo o seu cérebro há uma coleção de sinapses (responsáveis por transmitir as informações de uma célula para outra) separadas por espaços vazios chamados de fenda sináptica. Sempre que você tem um pensamento, uma sinapse dispara uma reação química através da fenda para outra sinapse, construindo assim uma ponte por onde um sinal elétrico pode atravessar, carregando a informação relevante do seu pensamento durante a descarga. Toda vez que essa descarga elétrica é acionada, as sinapses se aproximam mais, a fim de diminuir a distância que a descarga elétrica precisa percorrer. O cérebro irá refazer seus próprios circuitos, alterando-se fisicamente para facilitar que as sinapses adequadas compartilhem a reação química e tornando mais fácil para o pensamento se propagar.”
Então como manter o este órgão saudável, já que muitos dizem, não conseguir parar de reclamar. Como seres conscientes, temos o poder de mudar esse processo. É provado que nós temos o poder de escolher criar pensamentos conscientes de amor e harmonia, garantindo, assim, que o cérebro e a personalidade sejam positivamente alterados.
Fontes consultadas:
http://www.psicologiasdobrasil.com.br/ciencia-explica-porque-reclamar-altera-negativamente-o-cerebro/#ixzz43DvDKw7z
https://familia.com.br/10498/saude/reclamar-das-coisas-e-da-vida-faz-bem-ou-mal-para-a-saude