top of page

O uso de fertilizantes na agricultura brasileira

O Brasil apresenta um alto potencial de desenvolver a agricultura. O país é referencia na produção grãos, hortaliças, cereais, leguminosas e oleaginosas. A atividade agrícola vem colhendo bons resultados nos últimos anos, no entanto um serie de fatores são essenciais para manter esse titulo de grande produtor agrícola.


Aliado ao crescimento da produção, o uso de fertilizantes é cada vez mais solicitado nas grandes fazendas brasileiras. Os solos que utilizamos para desenvolver a agricultura, infelizmente apresentam uma disponibilidade limitada de nutrientes, tornando indispensável a utilização cada vez maior dos insumos agrícolas. Os fertilizantes promovem o aumento de produtividade, e são usados para melhorar as condições não favoráveis ou manter boas condições do solo para produção das culturas.


A utilização dessas substancias, se justifica pela preocupação em manter os níveis de nutrientes necessário aos cultivares e consequentemente os níveis de produção. O receio quando ao esgotamento de nutrientes do solo não é recente. No ano de 1990 o tema já era debatido pelas grandes entidades agrícolas. Neste mesmo ano, FAO publicou uma nota falando sobre o assunto, onde afirmou que os solos agrícolas perdem sua fertilidade pela remoção dos nutrientes e, em alguns casos, pelo esgotamento desses... uma ameaça real e imediata à segurança alimentar, à vida e à subsistência de milhões de pessoas. (FAO - nota de imprensa, Abril de 1990).


O Brasil apresenta grande dependência ao uso dos fertilizantes. O volume importado pelo pais em abril de 2016, aumentou 2% em relação ao mês anterior. Em março 1,56 milhão de toneladas foram descarregadas nos portos brasileiros e no mês de abril foram importadas 1,59 milhão de toneladas.


De acordo com o Boletim informativo da Global Ferte publicado em 2015, a maior parte dos nutrientes fosfatados, nitrogenados e cloreto de potássio que são utilizados para a fabricação de fertilizantes pelo Brasil, tem origem dos seguintes países: Canadá, Rússia , EUA, Alemanha, Marrocos, EUA, China, Israel, Catar e Egito. Sendo que os principais fornecedores de nitrogenados, fosfatados e cloreto de potássio são respectivamente Rússia, Marrocos e Canadá. Na figura abaixo é possível identificar os principais países fornecedores de matérias primas para a fabricação de fertilizantes no Brasil.

Fonte: Boletim informativo da Global Ferte.

Muito se fala dos impactos que os fertilizantes causam no meio ambiente, no entanto atualmente nota-se a preocupação do setor, tanto com o aumento da produtividade, mas levando-se em consideração os efeitos dessas substancias no ambiente. Visando melhorar a eficiência da utilização de fertilizantes na agricultura, e diminuir os impactos adversos, algumas tecnologias estão sendo desenvolvidas. Algumas empresas estão investindo em técnicas de controle de dispersão dos nutrientes, onde a liberação dos fertilizantes é controlada. Desta forma, o cultivar utiliza aquilo que realmente precisa, não deixando excedentes no solo, e evitando que essas substancias possam se dispersar para ambientes impróprios, como as águas subterrâneas. Seguindo essa mesma linha tecnológica, alguns aplicativos para smartphones e tablets já se encontram no mercado. A Empresa Yara desenvolveu um aplicativo que identifica deficiências de nutrição em cana e ajuda produtor na escolha de fertilizantes.

Fontes Consultadas:

Noticias agrícolas: www.noticiasagricolas.com.br

Global fert : http://globalfert.com.br/

FAO: http://www.fao.org/

ANDA: Associação Nacional para Difusão de aduboshttp: www.anda.org.br/

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page