top of page

Fazendas do futuro: tecnologia aplicada ao campo.

Você já imaginou como serão as propriedades agrícolas daqui 20 ou 30 anos? Com certeza muitos produtores rurais da década de 1970 nunca sonhariam com o modelo de agricultura que temos hoje, com elevadas produtividades e vários tipos de tecnologias incorporadas ao processo produtivo que atualmente são indispensáveis para se obter um bom aproveitamento financeiro das propriedades agrícolas. Entretanto, mesmo com o intenso avanço tecnológico, muito mais nos espera para o futuro.


Em algumas fazendas, nota-se um elevado investimento em tecnologia, o que é diretamente refletido na produtividade de suas culturas. Vants que sobrevoam a área coletando dados através de imagens, mapas de solos gerados através de softwares específicos que nos mostram a variação das características do mesmo em toda a área e pulverizadores e dispositivos de irrigação que aplicam somente o necessário onde realmente precisa são somente algumas tecnologias que se vê atualmente nas propriedades agrícolas modernas.


Com tanta tecnologia disponível, o que esperar do futuro? A resposta para essa pergunta é a interconectividade. Juntando todas essas tecnologias em um só lugar, no futuro será possível controlar todo e qualquer tipo de operação a partir de um smartphone ou tablet, que irá conectar todos os dados dos processos automatizados e organizá-los de uma forma que o produtor possa ter uma visão mais ampla de todo o seu processo produtivo, e todos os agentes que poderão influenciar na sua produção. Algumas empresas já estão desenvolvendo essa ideia, como é o caso da John Deere, conforme mostra o vídeo abaixo.

Além disso, são poucos os países do mundo que ainda possuem um potencial de expansão de sua área agricultável. A revista EXAME separou uma lista de 11 projetos de fazendas verticais instaladas em grandes centros urbanos de países desenvolvidos, mostrando como seria possível produzir de maneira sustentável sem precisar de grandes extensões territoriais.


Dragonfly, Nova York, EUA, por Vincent Callebaut. Fonte: Stuffhood

O grande problema que o Brasil enfrenta hoje referente a esta questão, não está relacionado à falta de tecnologia, mas sim da aceitação e inserção da mesma pela grande maioria de produtores. O que se vê hoje é que grande parte da produção agrícola do país está concentrada nas mãos de um pequeno número de grandes produtores, por isso, para que os pequenos e médios produtores possam ter acesso a essa modernização na agricultura, deve-se corrigir primeiro as imperfeições de mercado, que são ainda hoje o principal entrave da difusão de tecnologias nas fazendas brasileiras como um todo, para que o “futuro” possa finalmente chegar para todos.


Revendas de insumos dizem adeus aos blocos de pedidos. Fonte: Agrotitan

Fontes Consultadas


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page