top of page

Café: o queridinho da mesa dos brasileiros tem um dia dedicado a ele

A manhã da maioria dos brasileiros não é a mesmo sem o famoso cafezinho. O produto, que está presente na rotina de profissionais e estudantes, seja por ter seu sabor apreciado ou só para despistar aquele soninho que insiste em bater em horas inoportunas, faz parte da vida do consumidor brasileiro a gerações.


Via: Energia e Nutrição (http://bit.ly/1XzGdnp)


Cultivado a primeira vez em solos brasileiros no estado do Pará em 1727 e difundindo-se timidamente por toda costa, o café logo se fixou por aqui, encontrando solo e clima favoráveis para seu desenvolvimento e tomando as vezes de principal produto de exportação brasileiro do final do século XIX e início do século XX. Atualmente, sua importância para a economia do país ainda é grande, pois o Brasil é o maior exportador mundial do produto, além de ser o segundo maior consumidor. E não para por aí, a atividade emprega cerca de 8 milhões de brasileiros.


Entre polêmicas de se faz bem ou faz mal para a saúde, o que todos sabemos é que a cafeína é um “santo remédio” para nos manter alertas por um tempo maior, isso se dá pelo fato da cafeína inibir a ação da adenosina no cérebro, sendo essa uma substância participante dos “freios cerebrais”. Outra boa notícia é que o café ajuda a emagrecer e tem efeitos anti – oxidantes, isto ocorre porque a cafeína presente na bebida faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico.


Cada vez mais versátil, dando sabor a sorvetes, balas, iogurtes, com os mais diversos acompanhamentos como chantilly, leite, canela, sorvete e até mesmo na versão gelada. Seja expresso, cappuccino, frappuccino e as outras mil e uma versões, o que vemos é um produto com cara nova, que agrega valor atendendo aos mais diversos gostos e consumidores exigentes.


Tão amado por tantos, é mais que justo que essa bebida tivesse um dia inteirinho dedicado a ela comemorada no mundo inteiro. E esse dia é hoje: dia 14 de abril! Vamos comemorar essa data em grande estilo, apreciando mais uma vez aquele produto que é a sua cara, seja ele um café mais elaborado e caro das cafeterias mais próximas, ou seja aquele cafezinho da casa da vó com sabor de lembranças como nenhum outro.




Fontes:


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page