top of page

Qual o impacto da COP26?

A COP26 foi a vigésima sexta sessão da Conferência das Partes em que mais de 190 líderes mundiais e dezenas de milhares de representantes governamentais se reuniram em Glasgow. Nessas reuniões, foram discutidos os termos de ciência climática no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).


A Conferência teve a duração de quase duas semanas e os principais pontos levantados foram o limite do aquecimento global, os combustíveis fósseis e a compensação para os países mais afetados pela crise climática.

O acordo exige a redução gradual do uso do carvão e dos subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis. Essa questão foi quase extinta, pois os representantes da Índia e do Irã não concordaram com o texto da medida. Após a modificação de que o carvão deveria ser “reduzido” e não “eliminado”, a medida foi aceita. A justificativa do ministro de Meio Ambiente da Índia foi a de que seria difícil para o seu país extinguir o uso do carvão e os subsídios aos combustíveis fósseis enquanto ainda tenta combater a pobreza.


Provavelmente uma das mudanças mais importante é a solicitação aos países que no próximo COP27, em 2022 no Egito, os planos estejam atualizados sobre como reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030. Segundo o Acordo de Pais, os países deveriam atualizar até 2025.


A situação no Brasil, segundo o ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite, “sairá na frente” de outros países no desafio global. Afirmou também que em quase todos os biomas o produtor poderá contar com o “crédito de carbono”, subsídio pago pelo governo para proteger a floresta nativa. Além disso, dois setores serão “exportadores” de créditos de carbono: papel/celulose e o etanol.


O motivo de grande preocupação é principalmente com os países em desenvolvimento. Os países ricos deveriam ter pagado US$ 100 bilhões até 2020 para as nações em desenvolvimento, no entanto, a medida não foi bem sucedida; Assim, o acordo propôs uma duplicação do dinheiro para a adaptação até 2025, em relação aos níveis de 2019, sendo um grande progresso na área.


Referências:

Brasil vai sair na frente no desafio de reduzir emissões, diz ministro após COP26 | CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/brasil-vai-sair-na-frente-no-desafio-de-reduzir-emissoes-diz-ministro-apos-cop26/>. Acesso em: 15 dez 2021.

COP26 termina com acordo climático; veja o que deu certo e as falhas nas negociações | CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/cop26-termina-com-acordo-climatico-veja-o-que-deu-certo-e-as-falhas-nas-negociacoes/>. Acesso em: 15 dez 2021.

O que você precisa saber sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26). Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/o-que-voce-precisa-saber-sobre-conferencia-das-nacoes-unidas>. Acesso em: 15 dez 2021.


Veja também:

https://youtu.be/McCBmxdnB-w

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page