top of page

Produção de Ovos em Sistema Cage Free e o Bem Estar Animal

Por: Jocássia Reis Silva


Muito se sabe, que o sistema tradicional de produção de ovos, ou seja, da avicultura de postura, são feitos em sistema de gaiolas convencionais desde a década de 50. Esse sistema tem como objetivo aumentar a produtividade aliado ao aumento do lucro. No entanto, com o passar dos anos, muitos dos consumidores começaram a buscar conhecer a cadeia de produção dos produtos, e passaram também a exigir produtos que levassem em consideração desde as etapas de produção, a saúde e o bem estar dos animais, além de boa qualidade e segurança do produto. E foi a partir desse momento que surgiu o desenvolvimento de sistemas de criação alternativos, no contexto da avicultura de postura. O principal deles é o sistema Cage Free, sua tradução literal quer dizer “livre de gaiolas”, ou seja, é um sistema alternativo de criação de galinhas livres de gaiolas. Esse sistema tem como principal proposta garantir o conforto e o bem estar dos animais. Ele consiste na criação de um ambiente mais complexo e interativo que promova às aves desafios e novidades que simulem situações que ocorreriam na natureza.

Em se tratando propriamente dito sobre o bem estar, o mesmo é norteado pelas cinco liberdades do animal, sendo elas: 1. Liivre de fome e sede; 2. Livre de desconforto; 3. Livre de dor, doença e injúria; 4. Liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie; 5. Livre de medo e de estresse.



Figura 1: As 5 liberdades dos animais


Como esse sistema é um pouco mais complexo que o convencional alguns detalhes devem ser considerados, como: densidade de ave por área; número de aves por plantel; qualidade da cama; presença de poleiros e a sua distribuição na instalação; presença de ninhos; espaços de livre movimentação e a utilização de enriquecimento ambiental (cama, ninhos, poleiros, superfícies para bicar, caixa de areia, verduras, plataforma com esconderijos). Ao se comparar com o sistema convencional, os ovos produzidos no sistema Cage Free, apresentam uma melhor qualidade, sendo mais saudáveis e nutritivos. Além disso, os mesmos apresentam mais vitamina E, A e D, maior quantidade de ômega 3 e também maior resistência a penetração a salmonela. Esse sistema de produção apresenta vantagens como, boa qualidade dos ovos e maior produtividade. Além de proporcionar a fixação da família no meio rural e a maior busca no mercado por ovos de melhor qualidade.

A criação desse sistema deve ser de acordo com o comprimento de padrões estabelecidos pela HFAC (Humane Farm Animal Care), no qual a norma para a criação é a base para a certificação pelo programa Certified Humane. E apenas os locais certificados, podem vender ovos com o selo Cage Free. Algumas empresas já se comprometem com a utilização em seus produtos e também a venda exclusiva de ovos advindo do sistema de produção Cage Free.


Figura 2: Institudo Certified Humane Brasil


Portanto, percebe-se que o Cage Free é um sistema de produção promissor, pois se comparado com o sistema convencional da avicultura de postura o mesmo apresenta benefícios tanto para os animais quanto para a produção em si. O mesmo se preocupa com o bem estar e a saúde dos animais e também com a qualidade do produto que chega para o consumidor. E além disso, como grandes marcas se comprometeram com venda e uso exclusivos de ovos dessa produção, faz com que outros produtores queiram migrar para esse sistema, aumentando o número de instalações do tipo Cage Free.


Figura 3: Representação do sistema Cage Free




Referências:


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page