top of page

PET Saber: Laboratório de Pós-Colheita



No PET Saber de hoje, a petiana Daniele apresentou o Laboratório de Pós-Colheita da UFV, destacando as oportunidades e aprendizados relacionados ao Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas. Durante a apresentação, Daniele detalhou o acervo de insetos utilizado nas pesquisas voltadas ao controle e à qualidade dos produtos armazenados. Foram discutidas diversas pragas comuns, como o caruncho do milho (Sitophilus zeamais e Sitophilus oryzae), o Rhyzopertha dominica (um dos menores broqueadores de grãos) e o Tribolium castaneum. Ela também abordou pragas que afetam grãos de feijão, como Zabrotes subfasciatus, Acanthoscelides obtectus e o Callosobruchus maculatus (gorgulho-do-feijão-de-corda).


Além do controle de pragas, a petiana expôs as pesquisas inovadoras nas quais esteve envolvida, como o uso de óleos essenciais e de ozônio no combate às pragas e na preservação da qualidade dos produtos armazenados, que incluem grãos, sementes, frutas, condimentos e hortaliças. Atualmente, Daniele está focada na pesquisa sobre secagem de macaúba, mas também destacou estudos relacionados, como:

1. Tecnologias de aplicação de ozônio em morangos;

2. Descontaminação de Salmonella na pimenta-preta (Piper nigrum L.) utilizando gás ozônio;

3. Cinética de reação do ozônio em condimentos alimentares: Sistema de aplicação em fluxo e a baixa pressão.


Essas pesquisas contribuem significativamente para o avanço das técnicas de controle e conservação de produtos agrícolas, promovendo maior sustentabilidade e segurança alimentar. A inovação no uso de métodos naturais e eficientes, como o ozônio e os óleos essenciais, demonstra a relevância de soluções mais sustentáveis e eficazes para o setor agrícola, visando minimizar perdas pós-colheita e garantir a qualidade dos alimentos.

Comments


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page