top of page

Meteorologia Agrícola


Fonte: MFRURAL
Fonte: MFRURAL

Por: Lara Rabello


A agrometeorologia, área da meteorologia que estuda a relação entre o clima e a agricultura, também conhecida como meteorologia agrícola, exerce um papel extremamente importante no entendimento dos impactos dos fenômenos meteorológicos sobre a produção agropecuária, sendo eles temperatura, vento, umidade do ar, chuva dentre outros. Com o passar dos anos e com as mudanças climáticas e aquecimento global, o clima se tornou mais imprevisível e eventos extremos se tornam cada vez mais frequentes, sendo mais necessário o entendimento dos impactos destes fenômenos na agropecuária.

Ao analisar dados meteorológicos e suas consequências, a meteorologia agrícola busca ajudar os produtores a tomar decisões mais condizentes contribuindo para a otimização da produção e a redução de riscos.

O objetivo principal é aperfeiçoar as práticas agrícolas e minimizar os impactos de eventos climáticos adversos. A partir de análises de dados climáticos históricos, atuais e projeções futuras, podemos identificar padrões climáticos, prever eventos extremos e avaliar a vulnerabilidade das culturas a diferentes condições climáticas. Com isso e também com a análise de mercado perante essas situações, é possível ter uma maior mobilidade para adequar ao cenário atual e também atender a demanda do comércio tanto interno quanto externo.

A incorporação de tecnologias na agricultura, caracterizada pela Agricultura 4.0 e 5.0, têm proporcionado um avanço significativo no setor agrícola e pecuário. Por meio de coleta e estudo dos dados obtidos por sensores e estações meteorológicas, os produtores podem monitorar de forma precisa as condições climáticas, solo e plantas. De porte dessas informações, permitem o aperfeiçoamento das práticas agrícolas como, definir o momento ideal para o plantio, para a aplicação de fertilizantes e defensivos, situação de maior necessidade de irrigação e o período de colheita, no caso da agricultura, e na pecuária, como qualidade de pastagem, conforto térmico, planejamento hídrico e controle de doenças, garantindo assim maior eficiência no uso de recursos e aumentando a produtividade. Além disso, a agricultura de precisão contribui para a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental, otimizando o uso de insumos e consequentemente proporcionando produtos de boa qualidade para atender o comércio.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGROMETEOROLOGIA: como o clima impacta sua lavoura? Blog da Aegro, 2022. Disponível em: https://blog.aegro.com.br/agrometeorologia/. Acesso em: 26 dez. 2024.


RELAÇÃO entre clima e agricultura. Network Agro, 2023. Disponível em: https://networdagro.com.br/blog/relacao-entre-clima-agricultura/. Acesso em: 26 dez. 2024.



Kommentare


Posts Recentes

Arquivo

b07ad2_3931a1e4def9499b8ee6bd033aea77d7_
identidade_04.png

Departamento de Engenharia Agrícola

Av. P.H. Rolfs, s/nº, Campus Universitário, Sala 125A

CEP 36.570-900 - Viçosa-MG

Contatos: (31) 3612-4010 | pet.eaa@ufv.br

bottom of page