Membros do PET.EAA ministram capacitação de Geoprocessamento
No dia 17 de dezembro, o petiano Jean Carlos ministrou com auxílio dos petianos Sávio e Rogério (monitores), uma capacitação de Geoprocessamento utilizando o software QGIS para o Centro de Conhecimento em Bioenergia da UFV. A capacitação contou com a presença de 15 pessoas, sendo realizada em 4 horas de aula síncrona na plataforma do Google Meet.
Nessa situação que estamos vivenciando, nos deparamos com uma nova forma de ensinar e de aprender, houve uma adaptação para que o conteúdo fosse aplicado de forma totalmente remota. Mesmo cientes da dificuldade de ensinar a trabalhar com um software nessas condições, acreditamos ser sempre possível passar os conhecimentos de forma clara e presando pela qualidade das informações.
Os participantes se mostraram muito interessados pelo conteúdo do curso e entusiasmados com as inúmeras funções que o software proporciona na área de geoprocessamento de dados.
O curso dividiu-se em uma parte teórica e uma parte prática, onde a parte teórica foi abordado os assuntos como: conceitos fundamentais, elementos de um mapa, cartografia aplicada e apresentação do software QGIS. Já parte prática utilizamos algumas ferramentas que o QGIS proporciona como: seleção e consultas de dados, georreferenciamento de imagem, utilização de arquivos textos, interpolação de dados, layout de impressão, análise espaciais, entre outras funções.
O PET.EAA enfatiza a parceria firmada com a Bioenergia e se coloca à disposição para outras atividades em conjunto.
Comments