top of page

Mecanização Agrícola na Agricultura Familiar: Desafios e Oportunidades


Fonte: Imagem de freepik


Feito por: Bruna Pancieri

A agricultura familiar é um tipo de negócio agrícola em que a família, além de proprietária dos meios de produção, é responsável por realizar os trabalhos em seu empreendimento. Esse tipo de negócio vem se mostrando de suma importância para os mercados locais, tanto em relação a oferta de alimentos quanto na diminuição do desemprego e êxodo rural. Ou seja, é uma atividade que contribui para o desenvolvimento social e econômico do país. 

Esse tipo de estabelecimento, embora registre significativos ganhos para o agronegócio brasileiro, ainda enfrenta desafios para atender a crescente demanda de alimentos com boa qualidade, fazendo com que os agricultores busquem a mecanização agrícola como alternativa para otimizar a produção e promover o cultivo eficiente. 

A prática de agricultura mecanizada ou semimecanizada facilita o trabalho dos agricultores familiares ao otimizar os processos de produção. Os processos mecanizados englobam desde o preparo do solo, plantio e tratos culturais, colheita, transporte e beneficiamento dos produtos. Sendo assim, a mecanização agrícola é importante para a agricultura familiar pois promove qualidade de vida aos produtores, por exigir menor esforço físico e ergonômico do operador, estimulando a permanência dos jovens no campo. Além disso, a mecanização agrícola promove o aumento da produtividade, a diversificação da produção, maior facilidade e velocidade na manutenção da atividade rural e redução dos custos de produção. 

A aquisição de máquinas ou equipamentos semimecanizados acaba alterando a dinâmica de produção e o retrato econômico-financeiro dos agricultores. Contudo, poucos destes empreendedores conseguem mecanizar seus sistemas de cultivo devido à escassez de linhas de financiamento para a compra desses equipamentos que impossibilita investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção e, até mesmo, falta de conhecimento por parte dos agricultores.

De todo modo, embora atualmente exista uma infinidade de recursos tecnológicos disponíveis no mercado, o pequeno agricultor familiar deve sempre avaliar a alternativa que melhor atenda suas necessidades. Para isso, deve considerar a adequação do cultivo ao uso de equipamentos mecanizados, a manutenção regular das máquinas e o treinamento de operadores, de forma que o emprego da mecanização agrícola possa potencializar a produção e trazer resultados ainda mais positivos para a agricultura familiar. 


REFERÊNCIAS

TRUGILHO, W. S.; CHRISTO, B. F.; DA SILVA, G. M. A.; RANGEL, F. D.; DA SILVA, E. C. G. Dificuldades de mecanização agrícola na agricultura familiar brasileira. Revista Univap, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 865, 2017. DOI: 10.18066/revistaunivap. v22i40.1727. Disponível em: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1727. Acesso em: 16 jun. 2024.

Produção mecanizada na agricultura familiar: desafios e benefícios. ln: Revista Campo & Negócios. Revista campo & negócios online. Uberlândia/MG, 31 out. 2022. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/producao-mecanizada-na-agricultura-familiar-desafios-e-beneficios/. Acesso em: 16 jun. 2024.

BALESTRA, M. R. G. A mecanização da agricultura familiar: uma abordagem sobre ergonomia e segurança. In: ENPOS, 16., 2014, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas, RS: Universidade Federal de Pelotas, 2014. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/EN_02558.pdf. Acesso em: 16 jun. 2024.

Fonte: Imagem de freepik

Comments


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page