top of page

Egresso destaque: Conheça o Edinei Araujo


Conte resumidamente sua trajetória na UFV.


Ao longo da graduação sempre participei de atividades extracurriculares, fiz estágio na área de Energização Rural, Recursos Hídricos e Ambientais, fiz parte do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola e Ambiental e do Programa de Educação Tutorial. Fazer parte disso me ajudou muito a crescer pessoalmente e profissionalmente. Passei alguns “perrengues” em algumas disciplinas, mas nunca desisti e sempre no final dava certo. As vezes a gente pensa, será que é possível conciliar as disciplinas com as atividades extras? Digo: Sim, é possível, e vai fazer toda a diferença. Mas Edinei e a vida social, você tinha? Eu tive uma vida social muito boa, me diverti muito ao longo da graduação, fiz muita amizade que guardo até hoje. E temos que viver né, afinal de contas tem que ter história para contar para os netos.


Quais foram suas atitudes para ingressar no mercado de trabalho logo após formado?

No penúltimo período da graduação foi uma fase de muitas incertezas, ansiedade, medo. Ainda não tinha feito o estágio externo, sempre tinha em mente de fazê-lo o mais perto de formar, por um grande motivo, se eu desenvolvesse bem no estágio e tivesse oportunidade de trabalho não precisaria de eu voltar para fazer disciplinas, poderia abraçar a oportunidade. Claro que isso não é uma via de mão única, cada pessoa traça seu caminho da melhor forma, Costumo dizer: Você é dono do seu destino, faça aquilo que se sinta confortável e feliz. Portanto, em janeiro de 2019 eu iniciei a saga para conseguir um estágio, entrei em diversos sites de empresas em que podemos atuar para procurar a oportunidade. Encontrei a vaga de estágio da Cargill e foquei para consegui-la. Me preparei muito, estudei a empresa, conversei com amigos que já tinham passado pela experiência, tentei desenvolver ao máximo a oratória para o processo seletivo. A tão sonhada vaga deu certo e estou até hoje na empresa.


Qual sua área de atuação? Em que projetos você tem trabalhado atualmente?


Atuo na originação de soja e milho e na venda de todo portifólio financeiro/securitização e insumos para soja e milho no Barter e negociações a vista, atuando na região Oeste da Bahia, ficando sediado na cidade de Luis Eduardo Magalhães/BA.


Como o mercado de trabalho lida com o Engenheiro Agrícola e Ambiental atualmente? Quais são as dificuldades enfrentadas?

Vejo o Engenheiro Agrícola e Ambiental como um profissional altamente capacitado para assumir qualquer vaga, conforme as atribuições. O cenário está cada vez melhor, as empresas sabem das qualidades do profissional. Infelizmente, ainda presenciamos vagas disponíveis em que o Engenheiro Agrícola e Ambiental pode atuar, porém nos requisitos isso não é deixado claro ou as vezes nem aparece a opção. Por isso é fundamental defendermos nossa bandeira, assim nos tornaremos melhor vistos.


Na sua opinião, o que deve ser levado em conta ao escolher entre carreira acadêmica ou profissional?

Essa é uma pergunta difícil. Vai de cada pessoa. O principal é estar feliz com a escolha. Não sei o que deve ser levado em conta para escolher entre carreira acadêmica ou profissional, mas tenho certeza que ao longo da graduação você saberá a resposta. Mas falando por mim, o que pesou na escolha foi principalmente a falta de oportunidade que eu enxergava ao longo prazo, uma vez que a abertura de concursos públicos está cada vez mais difícil e creio que o Brasil é um país que absorve pouco essa mão de obra especializada, que na minha opinião é um absurdo, pois o país depende da pesquisa para crescer.


Qual dicas você daria aos calouros? E para os formandos?


Aos calouros, aproveitem ao máximo a universidade, saibam tirar todo aprendizado que ela oferece. No início é difícil, são tantos cálculos e físicas, mas não desistam, no final vocês vão ver que tudo valeu a pena. E outra, não deixem de viver. Aos formandos, pensem o que já passaram para chegar até a reta final, sei que é um momento decisivo, mas vocês já passaram por muitos desafios e tiraram eles “de letra”. As oportunidades virão, está na sua mão escolher o que te faz bem. Sigam seus propósitos.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page