top of page

Don’t be Evil


Imagem: https://fossbytes.com


Fundada em 4 de setembro de 1998, a empresa Google surgiu com a missão de "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil". Durante os anos que se seguiram, a empresa conseguiu se consolidar como uma das maiores corporações do ramo de tecnologia da história da humanidade, de forma que hoje lidera diversos mercados no mundo, possuindo uma vasta gama de produtos. O documentário “O jeito Google de Trabalhar”, feito pela National Geographics em 2011, conta um pouco sobre a história e o desenvolvimento da empresa, mostrando como um projeto que surgiu durante o doutorado de dois estudantes, Larry Page eSergey Brin, tomou tal proporção.


Os então estudantes de doutorado na Universidade de Stanford se conheceram no ano de 1995 e iniciaram o projeto de criar o seu próprio sistema de buscas. Inicialmente utilizavam computadores improvisados e emprestados da universidade, montando seu “data center” na garagem de casa. Rapidamente conseguiram desenvolver uma solução inovadora para o sistema de pesquisas na Web, que até então era baseado apenas na utilização de palavras-chave. O novo sistema desenvolvido era muito mais sofisticado e buscava estimar a relevância das páginas no momento de exibir os resultados das pesquisas. O projeto era tão promissor que Larry e Segey largaram o doutorado para se dedicarem no desenvolvimento.


Nos anos que se seguiram a empresa apresentou um crescimento extraordinário. A forma estratégica de apresentação de publicidade, usando de uma metodologia menos agressiva e relacionada com as pesquisas do usuário, geraram um rápido crescimento de seu valor de mercado. Conforme apresentado no documentário, Larry e Segey se tornaram bilionários seis anos após a fundação da empresa.


Em 2018, 20 anos após a sua criação, a Google já estava mais do que consolidada mundialmente. Em uma reportagem realizada pelo jornalista Bruno De Blasi para o site techtudo, são apresentadas as proporções de alguns dos produtos pertencentes à empresa:

Google Maps: Acumula 64 milhões de quilômetros de rotas geradas em mais de 240 países e territórios. Os pontos de interesse exibidos no mapa chegam a 150 milhões, incluindo as vielas dos morros do Rio de Janeiro (Blasi, 2018/techtudo ).

Google Tradutor: conta com mais de meio bilhão de usuários e ajuda a converter palavras, frases e expressões em mais de 100 idiomas. Segundo o Google, cerca de 143 milhões de traduções são realizadas pelo serviço diariamente, número equivalente a 161 mil vezes a obra inteira de Shakespeare, poeta britânico e autor do clássico "Romeu e Julieta" (Blasi, 2018/techtudo ).

Gmail: Ao todo, são quase 10 milhões de mensagens perigosas bloqueadas a cada minuto, de acordo com o Google. O serviço de mensagens tem sido aprimorado e oferece o Smart Compose, função que usa aprendizam de máquina para entender o comportamento do usuário ao escrever e assim, autocompletar o e-mail automaticamente (Blasi, 2018/techtudo ).


Google Fotos:Conta com mais de 500 milhões de usuários mensais, responsáveis pelo backup de 1,2 bilhões de fotos e vídeos todos os dias (Blasi, 2018/techtudo ).


YouTube Cobre 95% de todo o tráfego de Internet no mundo, segundo dados da empresa. São 91 países com conteúdo próprio em 80 idiomas (Blasi, 2018/techtudo ).


O grande volume de dados pessoais e estratégicos com o qual a Google trabalha, tem dado luz a uma série de debates éticos. Na atualidade, a empresa usa a icônica frase “Don’t be Evill” (Não seja mau) em seu código de conduta corporativo.



REFERÊNCIAS:


Documentário “O jeito Google de Trabalhar”, National Geographics, 2011


https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/google-em-numeros-veja-curiosidades-sobre-os-20-anos-da-empresa.ghtml

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page