top of page

Corredores Ecológicos

Perante a legislação brasileira, o Corredor Ecológico trata-se de um instrumento de gestão e planejamento, legalmente definido pelas Unidades Nacionais de Conservação da Natureza - SNUC (Lei 9.985, de 18 de julho de 2000) com o objetivo de garantir a integridade dos processos ecológicos nas áreas de ligação entre unidades de conservação (UCs), permitindo assim o livre fluxo gênico e dispersão de espécies entre essas áreas naturais protegidas. De fato, o corredor ecológico é uma forma de uso e ocupação do solo onde há faixas verdes cobertas por vegetação nativa, fragmentos florestais, matas ciliares e de topos de morro, áreas de preservação permanente ou áreas de reserva legal conectadas de modo ininterrupto na superfície terrestre, contendo trechos de cursos d’água e mínima interferência antrópica, possibilitando o trânsito da fauna local e desenvolvimento da flora nativa no local no longo prazo.


Fonte : Cerrado T.Q.B


Na imagem acima, percebemos uma região onde maior parte da área está destinada a fins de pecuária e agricultura ( verde claro), enquanto a parte central está composta por um corredor de matas nativas formando um caminho até uma área de floresta ( verde escuro ). Este manejo impacta diretamente em fatores como a mitigação perda de solo, pois a área coberta de mata reduz os impactos das gotas de chuva, permite a percolação e infiltração da água no solo e impedem o selamento superficial, sendo portanto, de grande importância no estudo da erosão , que ocorre em qualquer parte da superfície terrestre desde que haja solo e agentes transportadores, com destaque para a água, embora possa ocorrer devido ao vento e gelo (Guerra e Botelho, 1996) e para ações de conservação e programas governamentais, como o PSA - Pagamento por Serviços Ambientais, programa governamental que visa remunerar proprietários de terras que destinam parte de suas áreas para preservação do Meio Ambiente.


Diante da extração agropecuária ser uma das estratégias adotadas pela humanidade para sua própria sobrevivência no planeta, sabemos que a depender do manejo dos processos produtivos, um dos impactos pode ser a perda da principal camada de interesse do solo do ponto de vista de produção de alimentos, os horizontes mais superficiais, devido a compactação e exposição do mesmo. Portanto, a adoção de um corredor ecológico em uma propriedade, além de promover a conservação do solo, .se enquadra como ambiente reservado para vida selvagem, plantas nativas e demais organismos da biodiversidade da floresta. Outros benefícios de se adotar um corredor ecológico são o aumento de produção de água neste ecossistema, proporcionando melhorias hídricas quantitativas e qualitativas na região, e também o auxílio na regulagem térmica do local.


Fonte: Ecologia Verde


Dessa maneira, podemos concluir que os Corredores Ecológicos representam respeito à natureza pois proporcionam proteção e manutenção para fauna e para a flora, bem como atende interesses da humanidade. Em outras palavras, podemos compreendê-los como um instrumento que estimula a biodiversidade.


Por: Jonas Caram Moss



REFERÊNCIAS


  • Brasil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Org.)


  • Guerra, A. J. T.; Botelho, R. G. M. Características e Propriedades dos Solos Relevantes Para os Estudos Pedológicos e Análise Dos Processos Erosivos. Anuário do Instituto de Geociências - V . 19 – 1996.


 

Comments


Posts Recentes

Arquivo

b07ad2_3931a1e4def9499b8ee6bd033aea77d7_
identidade_04.png

Departamento de Engenharia Agrícola

Av. P.H. Rolfs, s/nº, Campus Universitário, Sala 125A

CEP 36.570-900 - Viçosa-MG

Contatos: (31) 3612-4010 | pet.eaa@ufv.br

bottom of page