Bate Papo Com Profissional - Eng. Igor Lopes de Faria
Bate papo com profissional - Eng. Igor Lopes de Faria
Já pensou em ouvir aquele bate-papo com um profissional renomado da sua área a qualquer hora e momento do dia? Ou já teve aquela dúvida de como se encontra os nossos colegas Engenheiros Agrícolas e Ambientais após sua formação? Já ouviu falar do Engenheiro Agrícola e Ambientai, Igor Lopes de Faria, Graduado pela Universidade Federal de Viçosa e gostaria de saber um pouco sobre a sua trajetória e experiências? Se sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, aperta o play e se liga nessa entrevista! E claro, não deixem de compartilhar com aquele amigo que adora ouvir um bom Bate-Papo com Profissional no estilo podcast.
Tempo no áudio: 00:20
Gabriel: “... Boa noite Igor, começaremos com a primeira pergunta, de caráter introdutório, pedindo para você se apresentar e contar um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional. ”
Tempo no áudio: 00:32
Igor: “Olá pessoal, boa noite, primeiramente é um prazer participar desse projeto com vocês, eu fiz parte do PET durante um bom tempo da minha graduação, então é muito gratificante estar agora do outro lado né... Meu nome é Igor Lopes de Faria, tenho 26 anos, sou natural de Espera Feliz-MG, uma cidade no interior do estado, na divisa com o Espirito Santo. Fui para UFV em 2013 cursar Engenharia Florestal, na minha época do ensino médio, principalmente no terceiro ano, eu sabia que eu queria fazer uma engenharia, não sabia qual, gostava muito da área ambiental e... ”
Tempo no áudio: 02:14
Igor: “... Me formei no início desse ano, início de 2021, terminei as disciplinas no final do ano passado, mas devido a pandemia eu colei grau no início desse ano, ainda não tiveram as festividades de formatura, não tive colação de grau presencial devido a pandemia, devido a tudo isso que ainda estamos vivendo. Meu último período da faculdade, contando a história de traz para a frente, foi em plena pandemia, então, online, EAD, a gente tinha uma expectativa de festas, de comemorações e de rever o pessoal, e por enquanto não foi possível... e voltando ao início, quando eu entrei na Engenharia Agrícola e Ambiental, sabe quando a gente se identifica, apesar de estar no início do curso, e fala “é isso mesmo”, “é com isso que eu quero trabalhar”, “É com isso que eu me identifico”, comigo foi assim com a Engenharia Agrícola e Ambiental, um curso que a um ano atrás eu nem conhecia... ”
Tempo no áudio: 09:10
Emerson: “... Quais são os principais desafios que você tem encontrado no mercado de trabalho e os que já encontrou na área acadêmica? ”
Tempo no áudio: 09:19
Igor: “De todos os eventos que já participei com egressos na universidade, promovidos por centro acadêmico, empresa junior ou PET, o pessoal sempre falava da insegurança que a gente tem quando se entra no mercado de trabalho recém-formado, porque a gente vê tanta coisa na faculdade, o nosso curso tem uma área de abrangência tão grande que as vezes a gente fica um pouco inseguro de colocar esses conhecimentos em prática, “será que eu sei mesmo?”, e a resposta era unânime de todos os egressos, o conhecimento técnico a gente tem, a gente sabe, o que falta é aperfeiçoar e direcionar pra área que você vai trabalhar e eu digo que é verdade, o conhecimento... ”
Tempo no áudio: 10:33
Igor: “... Desafios a gente encontra em qualquer lugar, seja na faculdade, seja no mercado de trabalho, e uma frase que eu sempre levo para mim... que o professor José Márcio falou pra gente, é de que “nos somos contratados para resolver problemas” e é bem isso, a gente tem o conhecimento técnico aliado ao conhecimento de skills de gestão de pessoas, conhecimento dos processos e é com essa junção de conhecimentos que a gente consegue resolver os desafios que nos são propostos, então... ”
Tempo no áudio: 24:15
Emerson: “ Queríamos saber se você gostaria de ter feito alguma coisa a mais na graduação, algo que te fez falta no mercado de trabalho? ”
Tempo no áudio: 24:24
Igor: “A gente sempre fica com um sentimento de que poderia ter feito mais, de que poderia ter aproveitado uma oportunidade a mais na graduação, poderia ter feito parte daquilo ou parte disso, enfim, eu sempre fiz mais do que só a faculdade, inclusive se chegasse algum período e eu não tivesse nada a mais pra fazer do que só as disciplinas eu acho que eu me sentia à toa, e eu fiquei muito tempo no PET, mais do que metade da minha graduação e vocês que estão vivendo agora sabem que mesmo no EAD, mesmo online a gente tem muitas ideias, muitas sugestões, muitos projetos, então isso sempre me fez estar muito envolvido. Algo que eu acho que não me fez falta, mas é uma oportunidade que eu queria ter feito e ter participado durante a graduação é... ”
Tempo no áudio: 29:01
Gabriel: “... Qual Característica você considera fundamental para o Engenheiro Agrícola e Ambiental no mercado de trabalho? ”
Tempo no áudio: 29:10
Igor: “Olha, pergunta difícil... vou abranger, aumentar essa pergunta para qualquer profissional. Eu acho que, uma frase que eu sempre digo e sempre levo pra mim é “trabalhe duro e seja legal com as pessoas”, então, eu acho que gostar de pessoas e gostar de trabalhar com pessoas faz toda a diferença, você ter essa facilidade interpessoal de relacionamentos profissionais e pessoais isso faz toda a diferença, nós somos profissionais técnicos, conhecimento técnico todo mundo consegue, todo mundo tem o diploma, todo mundo aqui se esforça, corre atrás por mais difícil que seja, se consegue, agora o conhecimento de saber lidar com as pessoas, de gestão de pessoas, de... ”
Tempo no áudio: 38:07
Gabriel: “... Você teria alguma recomendação para os estudantes que ainda estão na graduação e desejam ingressar na área de armazenamento de grãos? ”
Tempo no áudio: 38:20
Igor: “Eu acho que as oportunidades para a área de armazenamento de grãos, a parte operacional, parte de gestão, têm aos montes no Brasil a fora. Uma sugestão para quem pretende seguir nessa área, que já se identificam, é construir seu currículo desde já, “para ontem! ”, porque o que vai definir um “sim” ou “não” em um processo seletivo para você, definitivamente é a entrevista, não é só seu currículo, mas para você chegar na entrevista, você precisa ter um diferencial no currículo, e é aí onde eu volto, se a gente abre um processo seletivo para estágio em Engenharia Agrícola na área de armazenagem de grãos, igual a gente tem aqui na COPASUL, é um estágio... ”
Tempo no áudio: 41:30
Emerson: “Buscando maior interação com o público no Bate Papo com Profissional, temos disponibilizado uma caixinha de perguntas no Instagram do PET.EAA, selecionamos então uma pergunta de uma das pessoas que interagiram com a gente. A pergunta de hoje é da Karolaine, e ela quer saber: ‘Você como recém-formado, em um momento tão complicado do mercado de trabalho, qual conselho você daria para os graduandos? ”
Tempo no áudio: 42:11
Igor: “Pergunta difícil em Karolaine (risos), é... o momento não é fácil né, momento de pandemia, de muita falta de oportunidade no mercado de trabalho, a gente viveu isso, mas eu acho Karolaine e todos que ouvirem depois, que a dica que eu daria é: nunca pare no tempo e nunca deixe de sair da sua zona de conforto. Como eu disse o meu último período foi online, foi EAD, e a gente fica nessa de tipo “ta em casa”, “ta sob os cuidados da mãe”, comida na hora e não tem mais aquela correria, mas eu digo para vocês, com toda certeza, o meu último período da faculdade, EAD, foi o que eu mais me dediquei, por dois motivos o primeiro foi porque eu aproveitei as vantagens que eu tinha de estar em casa, que não se tem tantas tarefas quando comparado quando você mora sozinho ou em republica né, as demandas são menores e também por eu estar formando, então eu me propus a sair da minha zona de conforto e... ”
Tempo no áudio: 44:34
Emerson: “Já encaminhando para o fim, a gente deixa aqui um espaço aberto para as considerações finais, caso você queira fazer mais algum comentário ou sugestões aos nossos ouvintes. ”
Tempo no áudio: 44:48
Igor: “Novamente pessoal eu agradeço o convite do PET, foram muitos e bons momentos que eu vivi na graduação com todos os meus colegas petianos, professor Alisson se estiver escutando posteriormente, agradeço por todos os conselhos, por todas as conversas, por toda a vivência junto alí na graduação, aproveito a oportunidade pra agradecer a todos os professores também pelo conhecimento compartilhado, a todos os colegas de faculdade e o recado final que eu deixo é de gratidão, a universidade, ao ensino público, e que tudo se resume a... ”
Comments