top of page

Cultura mineira: tradição e oportunidades

Nos tempos atuais a procura por produtos de fabricação artesanal, com uma identidade única, que tenha toda uma história cresce cada vez mais. Esse crescimento é mais acentuado quando se fala de bebidas e comidas, diante desse fato o estado de Minas Gerias se destaca devido a sua riqueza nesse quesito. Por exemplo, não dá para pensar em queijo, café e cachaça sem pensar em Minas, e são esses produtos os que mais vem sendo procurados com esse requinte artesanal e com luxo.


Minas Gerais é um dos maiores detentores de Indicações Geográficas (IGs) aprovadas no país. O estado soma oito IGs (concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI), criadas em 1996, são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Dentre as IGs de Minas se destaca a produção de café, queijo e cachaça. As linhas artesanais, gourmets, especiais, entre outras desse estilo, só crescem para esses produtos, chegando até aos mercados estrangeiros. Nesse contexto há uma forte busca por profissionais que auxiliem nesse aquecido e crescente mercado.


Produtos com um maior rigor de qualidade e com estilo único, precisam de uma produção mais rigorosa, por exemplo os cafés especiais demandam muito mais conhecimento na sua cadeia produtiva quando comparado a produção de um café convencional, o mesmo pode ser dito para os queijos e cachaças. Esse maior rigor leva a um custo mais elevado, porém o produto final tem um valor agregado maior, dessa forma acaba sendo mais vantajoso economicamente esse estilo de produção.


Fonte: Elaborado pelo autor


Nesse contexto surge a demanda de profissionais capacitados, com a missão de adaptar e melhorar as cadeias produtivas das linhas artesanais e de luxo dos produtos tradicionais de Minas Gerais. O engenheiro agrícola e ambiental é um profissional destaque para esse desafio, na cadeia produtiva do café por exemplo, ele atua na irrigação, colheita, secagem, armazenamento e processamento do café, todas essas partes são cruciais para o ganho ou não perda de qualidade do produto final. Na cadeia produtiva da cachaça e na dos queijos, o eng. agrícola e ambiental também é capacitado para atuar em vários pontos, que inferem no ganho de qualidade e padronização dos processos.


Além das questões agrícolas a parte ambiental envolvida nesses novos modos de produção é grande, pois os consumidores finais buscam produtos ambientalmente corretos, os órgãos e competições que certificam como artesanal, especial, de identidade genuína, entre outras categorias estão cada vez mais rigorosos com as questões sociais e ambientais de como os produtos estão sendo feitos, e com isso surgem várias oportunidades para os profissionais do campo e da agroindústria.


Por fim Minas Gerais com sua cultura e seus produtos tradicionais são um orgulho para o Brasil e para os mineiros, dessa forma devemos explorar mais os mercados dos cafés especiais, dos queijos artesanais, das cachaças de alta qualidade e de todos outros produtos consagrados na cultura mineira, os quais já ganharam o gosto dos brasileiros e agora pretende ganhar o gosto dos estrangeiros. Mas para isso precisamos de melhores meios de produção, destacando a maior e mais forte atuação dos profissionais de engenharia agrícola e ambiental, assim como os agrônomos, zootecnistas, engenheiros de alimentos e muitos outros profissionais que auxiliam o agro brasileiro.


Referências:

  • Origem e tradição valorizam marcas da agricultura mineira | Estado de Minas. Disponível em:<https://www.em.com.br/app/noticia/agropecuario/2019/12/09/interna_agropecuario,1106760/origem-e-tradicao-valorizam-marcas-da-agricultura-mineira.shtml>. Acesso em: 03 set 2020.

  • Saiba mais sobre tendência do mercado de cachaça | SEBRAE. Disponível em:<https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-mais-sobre-tendencia-do-mercado-de-cachaca,39aa6a2bd9ded410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 03 set 2020.

  • Pedidos de indicação geográfica concedidos e em andamento | INPI. Disponível em:<http://antigo.inpi.gov.br/menu-servicos/indicacao-geografica/pedidos-de-indicacao-geografica-no-brasil>. Acesso em: 03 set 2020.

  • Regiões produtoras de queijos artesanais são reconhecidas pelo Governo de Minas |Secretária da agricultura de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/index.php/component/gmg/story/3864-regioes-produtoras-de-queijos-artesanais-sao-reconhecidas-pelo-governo-de-minas >. Acesso em: 03 set 2020.

  • Cafés especiais ampliam mercado dentro e foda do Brasil | AgênciaBrasil . Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-06/cafes-especiais-ampliam-mercado-dentro-e-fora-do-brasil>. Acesso em: 03 set 2020.


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page