top of page

Trilhões de motivos para desacreditar


Sísifo by tiziano

Sísifo by tiziano

Hodiernamente, é de senso comum que estamos vivendo a revolução tecnológica, também conhecida como terceira revolução industrial. E o grande baluarte dessa revolução é a internet, a invenção que encurtou as distancias, tornou o mundo menor, nos permite ter na palma da mão tanto conhecimento quanto teria numa biblioteca, que nos permite ver alguém em tempo real do outro lado do mundo. E sendo essa invenção tão importante é de se notar, obviamente, que países que investem em comunicação, velocidade de conexão, estejam na frente na corrida para um lugar de destaque nesse admirável mundo novo. No entanto existe algo a ser pontuado, com relação ao nosso país, e vamos começar com alguns nomes.

Vietnã e Sri Lanka, o que tem em comum? São dois países da Ásia, que passaram a ser independentes em meados do século passado e passaram por guerras civis recentemente. Servia e Montenegro, dois países do Leste Europeu, que lutaram durante anos uma guerra civil para se separar da antiga Iugoslávia. O que os quatro tem em comum? Todos possuem uma internet mais rápida que a do Brasil. Sim, países que tiveram que se preocupar há algumas décadas com guerras por independência e guerras civis, coisa que nosso país nunca teve de se preocupar tem conexão melhor com a internet que nós.

Porém pode surgir o argumento: Esses países têm milênios de cultura e história documentada, nosso país tem pouco mais de 500 anos. De certa forma sim, porém nosso país não possui milênios de história pois os nativos não tinham o costume de a registrar fisicamente, além disso, não justifica termos o privilégio de não ter problemas com desastres naturais tais como: furacões, terremotos e vulcões e desastres sociais como: guerra civil e desperdiçarmos nosso tempo procurando saber quem tem o melhor político de estimação. Outros exemplos de países que estão na nossa frente: Barbados, Trinidad e Tobago, países da américa central que tiveram processos de colonização parecido conosco.

Agora, note que há um detalhe importante, nenhum desses países tem um PIB que chegue minimamente próximo do nosso. O que torna nosso desempenho pífio mais vexatório. A revolução chegou e estamos ficando para trás, se não nos mexermos seremos sempre só um país agrícola que sustenta o mundo, mas está sempre na posição de vassalo. Mas não temam, o Hexa vem em 2020!


Fonte:


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page