top of page

As mazelas da Liderança


A posição de líder, muitas vezes personificada em cargos de gerente, diretor e presidente é bastante almejada no mercado de trabalho, visando as características positivas como melhor salário e poder. O que muito se esquece, é que juntamente com todas as vantagens associadas, também vem uma série de desvantagens (dentre elas, as responsabilidades).


Em uma empresa, é comum que o funcionário inicie por um braço (ou ramo) da empresa e almeje escalar a pirâmide até atingir a presidência. Porém, normalmente há um salto de uma posição em uma área específica, onde se há domínio da técnica e da execução, para uma posição onde se faz necessário conhecer todo o funcionamento da empresa, deixando de lado a execução de funções para assumir o papel de orientador. Os primeiros tempos se tornam muito atribulados pois há uma geração de conhecimento muito grande enquanto mudanças pessoais se fazem necessárias para cumprir com as novas tarefas.


Cada cargo exige do profissional atitudes e comportamentos diferentes do anterior, e muitas vezes, as características que te levaram a promoção não são as características que te farão um bom líder. Há uma exigência muito grande em desenvolver características que antes não se faziam necessárias.


Além disso, liderança não é somente direção, liderança é exemplo e inspiração. Infelizmente, a figura do líder dificilmente consegue desvincular o profissional do pessoal, por isso é necessário uma maior atenção em relação as atitudes no dia-a-dia, pois o impacto que elas tomam pode ser nababesco. Carregar este peso 24 horas por dia, não é e nunca será uma tarefa fácil.


A liderança também costuma ser solitária, e com isso, dolorida. A distancia da operação nas empresas e a alta carga de trabalho faz dos líderes verdadeiras raposas, ágeis e estrategistas, porém solitárias. É a solidão um dos grandes ônus de ser líder, distanciando-o de pessoas que compartilhavam momentos e confidenciavam segredos. É conhecido como A solidão do poder.


Mas então, por que ser líder?


A liderança nos leva por um caminho onde somos obrigados a desenvolver nossos maiores defeitos. Estar em evidência o faz ser motivo de muitos elogios, mas também de muitas críticas e somente com uma carga grande de autoconhecimento e boas ferramentas interpessoais, é possível vencer estas barreiras. A liderança nos leva a vencer desafios como nunca imaginamos antes, mas para isso é necessário que seja feito um bom trabalho interno e a preparação não se dá de uma hora para outra.


Além disso, ser líder é gratificante. A liderança não existe sem resultados, bem como não existe sem seguidores, e a simbologia de ser o rosto do sucesso faz muito bem ao humano.

Reconheça o líder não só por seus resultados, mas também por toda a luta que ele representa!

Fontes:

https://administradores.com.br/artigos/o-onus-da-lideranca http://ipjg.org.br/Dicas-Profissionais/Artigos/Onus%20do%20Cargo.htm

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page