top of page

Professor Google: como aumentar sua eficiência?

Se você está aqui lendo este texto, com certeza você conhece e faz uso de algumas das ferramentas oferecidas pela empresa Google LLC. Essa multinacional é responsável por hospedar e desenvolver diversos serviços e produtos baseados na internet. Avaliada em bilhões de dólares, gera seus lucros por diversos meios, mas a maior parte destes vêm da publicidade, ao vender espaço para anúncios de outras empresas através dos seus produtos. E não, a empresa não vende suas informações pessoais para ninguém.


Dentre os seus produtos, destaca-se o Pesquisa Google, que sem dúvidas é o mais conhecido e utilizado. Possibilitando a qualquer um, desde que possua conexão com internet, realizar pela sua interface buscas sobre incontáveis assuntos diferentes e de diversas maneiras. O produto retorna ao usuário todos os resultados encontrados referente à pesquisa realizada. Grande parte das vezes, estes resultados são milhares e somam, juntamente com a diversidade de assuntos, os principais motivos pelo qual ouvimos muitas pessoas se referindo ao Google como “Professor Google”.


Entretanto, quando a busca precisa ser um pouco mais específica, esse tanto de informação que encontra-se nos resultados pode acabar dificultando ao usuário obter o que está procurando. Provavelmente você já deve ter feito uma pesquisa e não ter saído satisfeito por conta das informações superficiais, ou então os resultados encontrados não foram coerentes com suas intenções, ou mesmo ter se sentido perdido no meio de tantas respostas, certo? Pois bem, abaixo estarão alguns tópicos para te auxiliar a refinar suas buscas e evitar passar por estes descontentamentos das próximas vezes.

  1. Navegando pela a aba de filtros:


Nada melhor para começar essas dicas do que falar sobre a aba de filtros que se encontra no alto da página. É extremamente importante se familiarizar com ela para conseguir fazer um ótimo proveito da ferramenta Pesquisa Google. Por esta aba, torna-se possível fazer alguns filtros para refinar sua pesquisa.


Abaixo estão algumas imagens para exemplificar.


Nesta própria aba, quando se está na opção de imagens, ao clicar em configurações e posteriormente em pesquisa avançada, o Google te redireciona para um página em que é possível fazer algumas filtragens mais específicas para os resultados.


2. Buscando a partir de uma palavra/frase/trecho específico:


Deseja direcionar mais as suas pesquisas a partir de uma palavra, frase, trecho ou expressão bem específica, e consequentemente reduzir, em muito, o número de resultados encontrados? Para isso, basta ao realizar a busca na barra de pesquisa colocar a especificação que você deseja entre aspas.



Observem nestas imagens a grande diferença entre a quantidade de resultados quando realizamos a busca com ou sem a utilização das aspas.


3. Refinando buscas que tenham palavras indesejadas:


Imagine agora que você deseja pesquisar sobre o “PET.EAA”, mas gostaria que não aparecessem resultados de pesquisa relacionados ao Instagram do grupo, porque já segue a página e tem acompanhado as notícias por esta rede. Então, basta adicionar ao final da busca um hífen (-) na frente da palavra que deseja excluir.


Observe abaixo a utilização desta dica:


4. Encontrando arquivos de assunto específico:


Muitas vezes ao realizar as buscas deseja-se encontrar arquivos que tratam de um assunto específico, buscando encontrar algo mais detalhado e de maior segurança (na maior parte dos casos) sobre o assunto. Então você digita o assunto na busca, e assim, no meio de vários resultados fica procurando aqueles que estão em formato .pdf. Cansativo, não? Será que não tem uma maneira mais fácil de fazer isso?


É claro que sim, e é bastante simples. Antes de colocar o assunto pelo qual você deseja encontrar, você digitará: filetype:pdf assunto. Não é simples? Para exemplificar e deixar mais claro, observe a imagem abaixo.

Vale lembrar que este recurso pode ser utilizado para vários outros tipos de documentos, como exemplo temos: filetype:pptx, filetype:txt, filetype:docx, filetype:xls, entre outros.


5. Realizando buscas com frases incompletas:


Certos momentos ao realizar uma busca você pode não lembrar muito bem de como terminava uma frase ou então você não tem certeza como quer que a busca termine, por haver várias opções. Quando algo do tipo ocorrer, você pode utilizar o recurso do asterisco (*), apenas introduzindo-o no local onde estaria a palavra que não lembra ou prefere ocultar. Veja:

Observe que o próprio Google completa sua frase com algumas possiblidades de respostas. Imagine utilizar este recurso para encontrar aquela música que você gostou, mas lembra apenas um pedacinho?


Concluindo, estes foram apenas alguns dos inúmeros recursos que podem ser utilizados na Pesquisa Google com o intuito de melhorar sua eficiência. O conselho para você agora é procurar saber mais e fazer o teste destes recursos com pesquisas que fazem parte do seu dia a dia, emprego, estudos, etc. Aplicar estas dicas nas suas futuras pesquisas pode ser a chave para a entrega de um trabalho com certo diferencial e maior confiabilidade, além de proporcionar uma economia de tempo.

“Inovação distingue o líder de um seguidor” – Steve Jobs

Para saber mais, acesse em:


NEILPATEL, Neil Patel. Como Fazer Uma Pesquisa Avançada no Google (13 Formas Incríveis). Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/pesquisa-avancada-google/. Acesso em: 08 jun. 2020.


CANALTECH, Douglas Ciriaco. 30 dicas e truques para melhorar as suas buscas no Google. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/dicas-e-truques-para-melhorar-as-suas-buscas-no-google/. Acesso em: 08 jun. 2020.


SUPPORT GOOGLE. Pesquisa Avançada. Disponível em: https://support.google.com/websearch/answer/35890?hl=pt-BR. Acesso em: 08 jun. 2020.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page