top of page

Encontre seu ikigai: o conceito japonês para a longevidade plena e saudável

Ikigai é uma expressão japonesa que significa “sua razão de viver” ou quando você descobre algo que dá sentido à vida, a razão que te faz levantar da cama todos os dias. Não há uma tradução literal para o termo: o mais próximo que se pode chegar é esta descrição feita por Ken Mogi, autor do livro Ikigai: os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz.

O ikigai é uma filosofia ancestral que tem origem no arquipélago de ilhas japonesas conhecidas como Okinawa, que é considerado um dos locais onde as pessoas possuem a maior longevidade do mundo. O conceito aborda diversas áreas e intercessões da vida pessoal e profissional, unindo vocação, propósito e impacto. É uma ferramenta/processo reflexivo de autoconhecimento, que nos leva a busca pelo sentido em tudo o que fazemos. Segundo os japoneses, todos nós possuímos um ikigai em nosso interior e devemos descobri-lo, torná-lo nosso e carregá-lo sempre: é como um objetivo-chave para a longevidade plena e saudável e o âmago para lidar com as adversidades da vida, o que nos aproxima da tão sonhada felicidade.

Para encontrar o seu ikigai, segundo os japoneses, você deve ser como um guerreiro leal e corajoso que cumpre um único objetivo: mantém a integridade com a sua própria essência. O ikigai é moldado pela intersecção de quatro dimensões básicas: a sua paixão, a sua profissão, o seu talento e a sua missão. Você deve desenhar quatro círculos que se sobrepõem, cada um respondendo às seguintes questões: “o que você ama fazer?”, “o que você é bom em fazer?”, “o que você pode ser pago para fazer?” e “o que é bom para o mundo?”. Na interseção entre “o que você ama fazer” e “o que você é bom em fazer” está sua PAIXÃO. Entre “o que você é bom em fazer” e “o que você pode ser pago para fazer” está sua PROFISSÃO. Entre “o que você pode ser pago para fazer” e “o que é bom para o mundo” está o seu TALENTO e entre “o que é bom para o mundo” e “o que você ama fazer” está a sua MISSÃO. Quando você vive no epicentro dessas quatro interseções, você encontrou o seu ikigai. Entretanto, no Japão, o ikigai é um processo mais lento e muitas vezes não tem nada a ver com trabalho ou renda.

Diagrama ikigai (IKIGAI BRASIL, 2020)

Segundo o autor do livro, Ken Mogi, é "muito importante identificar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer, porque elas dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz" e “é importante ter vários ikigais, dos mais simples aos mais ambiciosos”. Estudos mostram que idosos que levam um estilo de vida equilibrado e possuem uma ”razão de viver”, ou encontraram seu ikigai, vivem mais: o sistema imunológico - e, em especial, um tipo de glóbulo branco, o neutrófilo - atua melhor, ajudando a mantê-los saudáveis por mais tempo (ONTIVEROS, 2018).

Para trazer o ikigai à sua vida você não precisa mudar, mas apenas entender a essência do conceito e torná-lo parte do seu cotidiano. Em tempos de coronavírus, reinventar-se é fundamental e a pandemia pode ser a oportunidade para encontrar o seu propósito; só assim poderemos entregar o que temos de melhor em nós mesmos, afinal “o propósito da vida é descobrir o seu presente, tudo o que está dentro de você e como você pode utilizá-lo” - William Shakespeare.



REFERÊNCIAS:

IKIGAI BRASIL. O que é a filosofia ikigai? Disponível em: <https://ikigaibrasil.com/filosofia-ikigai/>. Acesso em: 08 mai. 2020.


ONTIVEROS, E. O que é o ikigai, o segredo japonês para uma vida longa, feliz e saudável. BBC Brasil, 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44293333>. Acesso em: 09 mai. 2020.



BIBLIOGRAFIA:



Posts Recentes

Arquivo

bottom of page